Em 2025 a FENCOOP 2025 ganhou um tempero especial com a Cozinha Show, realizada em parceria com a Abrasel Pará. Todos os dias da feira, às 18h e 19h, chefs convidados demonstram ao público receitas elaboradas com produtos regionais fornecidos por cooperativas do estado. A atração encantou os visitantes ao unir conhecimento culinário, incentivo à produção local e valorização da cultura gastronômica paraense.
Com a proposta de aproximar ainda mais o público da produção cooperativa e da culinária regional, a Cozinha Show contou com a supervisão da Chef Sandra de Azevedo, conselheira de Assuntos Gastronômicos e Festivais da ABRASEL-PA, que destacou a importância da iniciativa. "Fiquei maravilhada com o convite da OCB/PA para coordenar as aulas-show da Cozinha Show, trazendo chefs e trabalhando diretamente com produtos das cooperativas. Essa aproximação das cooperativas com a população, abrindo seus estandes e mostrando seus produtos, é extremamente importante. A parceria com a ABRASEL vai muito além das apresentações. Estamos plantando sementes para futuros projetos com nossos associados, fortalecendo ainda mais o setor de alimentação fora do lar", afirmou.
Ela também ressaltou o impacto positivo de valorizar produtos locais no dia a dia da gastronomia. "É maravilhoso saber que o alimento vem direto da produção para a mesa, sem atravessadores e sem perder qualidade. Para quem trabalha na área da gastronomia, isso é fantástico. Essa conexão direta fortalece a produção regional e proporciona ingredientes mais frescos e autênticos para nossos pratos", completou Ana Alessandra.
O espaço também proporcionou momentos de aprendizado e troca sobre diversidade alimentar. A chef Vanja Rodrigues emocionou o público ao preparar um risoto de pupunha, pensado especialmente para a alimentação inclusiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Esse prato está em um restaurante italiano de uma amiga em Goiás e nasceu de um projeto que busca incluir uma receita inclusiva em todos os restaurantes. Criei o risoto de pupunha trazendo nossa regionalidade e elementos do cerrado. É um prato que traz vários nutrientes que favorecem o processo cognitivo e imunológico de crianças com TEA", explicou a Chef.
Vanja também falou sobre a experiência de participar da feira. "Estar numa feira de cooperativismo já é fabuloso, pois nosso trabalho já envolve a agricultura familiar. Trazer nossos insumos para uma aula onde as pessoas reconhecem a importância desses produtos, como a castanha-do-pará e a pupunha que usamos aqui, é fantástico. Hoje só tenho a agradecer e desejar que essa feira cresça cada vez mais, apoiando as cooperativas e a agricultura familiar, pois é dela que extraímos todos os insumos que precisamos para as nossas aulas", completou.
Duante a preparação dos pratos, passaram pelo local mais de 200 pessoas que ao receber a orientação dos Chefs e já puderam adquirir os produtos nos estandes para preparar nas suas casas.