cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Cooperativa COOPAFS fortalece agricultura familiar e impulsiona desenvolvimento comunitário em Santarém

  • Nenhum

 

COOP. LUCILENEO fortalecimento da agricultura familiar no oeste do Pará tem na Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém -COOPAFS) um de seus principais exemplos de organização, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, a cooperativa vem consolidando sua atuação por meio do acesso a políticas públicas, da ampliação de programas governamentais e do apoio técnico e institucional do Sistema OCB/PA, promovendo impactos diretos na economia local e na qualidade de vida das comunidades atendidas.

Fundada em 7 de junho de 2011, a cooperativa viu nos últimos anos, seu número de cooperados sair de 122 para mais de 200 produtores, distribuídos entre produtores rurais, povos tradicionais e comunidades locais, com forte presença da agricultura familiar como carro-chefe da produção local.

Liderada pela presidente Lucilene Souza, o avanço da cooperativa está diretamente ligado à sua inserção em importantes políticas públicas voltadas à agricultura familiar. Programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) possibilitaram à cooperativa ampliar a comercialização da produção local, garantindo mercado institucional e renda segura aos cooperados. Por meio dessas políticas, alimentos produzidos pela agricultura familiar chegam a escolas e famílias em situação de vulnerabilidade, fortalecendo a segurança alimentar e estimulando a economia regional.

Em 2025, a cooperativa, foi uma das primeiras do Pará a ser aprovada no PAA Indígena, garantindo R$ 3 milhões de recursos do Governo Federal para compra de alimentos produzidos por cooperados indígenas e quilombolas na região do Tapajós. Essa conquista histórica, articulada com o suporte técnico do Sistema OCB/PA, proporciona não só o fortalecimento da segurança alimentar das comunidades, como também valorização cultural e econômica dos produtores tradicionais.

“O acesso às políticas públicas mudou a realidade dos nossos cooperados. Hoje temos mais segurança para produzir, vender e planejar o futuro das famílias. A cooperativa se tornou um instrumento real de transformação social”, destaca Lucilene Souza a presidente da COOPAFS.

Apoio do Sistema OCB/PA

O desenvolvimento da COOPAFS conta com o apoio permanente do Sistema OCB/PA, que atua no fortalecimento da governança, na orientação técnica e na articulação institucional da cooperativa junto a programas e políticas públicas.

A assessoria do Sistema OCB/PA contribuiu para a qualificação da gestão, adequação às exigências legais e ampliação da capacidade da cooperativa em acessar projetos estruturantes, garantindo mais segurança e eficiência às ações desenvolvidas.

“Nesse contexto, o papel do Sistema OCB/PA é apoiar as cooperativas para que elas estejam preparadas técnica e institucionalmente. A COOPAFS é um exemplo de como o cooperativismo bem estruturado gera resultados concretos para a comunidade. Esse suporte fortalece não apenas a COOPAFS, mas todo o cooperativismo do estado, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva.”, ressalta o presidente Ernandes Raiol.

Impactos na comunidade local

A participação ativa da COOPAFS em programas como o PAA tem impactos diretos na vida de famílias locais. Em Santarém, produtos da agricultura familiar, incluindo os gerados pelos cooperados da COOPAFS, foram entregues a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio das modalidades do PAA, fortalecendo tanto a segurança alimentar quanto a economia de comunidades urbanas e rurais.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.