cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Cooperativas marcam presença na 3ª Conferência Estadual de Agricultura Familiar em Belém e conquistam vaga para representação nacional

  • Nenhum

COOPAFSjpg As cooperativas COOPAFS -Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Santarém, CCAMPO -Cooperativa Agrícola Mista de Produtores do Oeste do Pará  e a COOPASMIG -Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá, tiveram papel de destaque na 3ª Conferência Estadual de Agricultura Familiar, realizada na última semana, em Belém. O evento, organizado pela Superintendência Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Pará (SFDA-PA/MDA) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), reuniu lideranças, cooperativas, agricultores familiares e representantes de organizações da sociedade civil e do poder público para debater e construir diretrizes para o desenvolvimento rural sustentável no estado. 

A conferência estadual constituiu a etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que será realizada em março, em Brasília. Durante dois dias, lideranças rurais participaram ativamente dos debates sobre temas estratégicos como segurança alimentar, agroecologia, acesso à terra e à água, acesso ao crédito rural, direitos sociais e soberania alimentar, entre outros.

Representatividade

A participação do cooperativismo foi marcada pela mobilização em torno de pautas fundamentais para a agricultura familiar. As cooperativas COOPAFES e CCAMPO tiveram participação ativa contribuindo para os debates e a construção de propostas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no Pará.

Representando diferentes territórios e realidades produtivas, as cooperativas defenderam pautas estratégicas relacionadas ao acesso a políticas públicas, desenvolvimento sustentável, comercialização e valorização da produção familiar. Como reconhecimento desse protagonismo, lideranças das cooperativas foram eleitas delegadas para representar o estado na etapa nacional da conferência, em Brasília, assegurando que as demandas da agricultura familiar paraense e do cooperativismo estejam presentes nos espaços nacionais de deliberação e formulação de políticas públicas.

“Apresentamos propostas construídas a partir da realidade dos territórios onde atuamos, levando as demandas concretas dos agricultores e agricultoras familiares e defendendo políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e geração de renda, demonstrando que as cooperativas são essenciais para o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a promoção do desenvolvimento regional sustentável” destacou a presidente Lucilene Souza.

Entre as diretrizes que serão levadas à etapa nacional, estão pautas relacionadas ao fortalecimento do crédito rural acessível, à produção sustentável, ao fortalecimento das cadeias de comercialização dos produtos da agricultura familiar e à proteção dos territórios de povos e comunidades tradicionais.

Para o superintendente do Sistema OCB/PA, órgão máximo de representação do cooperativismo no estado, Júnior Serra, a eleição de duas lideranças do cooperativismo como delegadas representa uma conquista institucional importante para o cooperativismo e fortalece a visibilidade das cooperativas familiares do Pará no cenário nacional de políticas públicas. “A etapa nacional em Brasília colocará em pauta, com ainda maior força, a importância da agricultura familiar na economia, na geração de alimentos saudáveis e na conservação ambiental, ampliando a voz dos agricultores familiares e das cooperativas na formulação de políticas com impacto direto nos territórios rurais, afirmou o superintendente.

 

 

 

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.