Para o próximo ano, as prioridades são a expansão da cooperativa e o fortalecimento da cadeia produtiva do mel de abelha

A Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (COOPRIMA) concluiu mais um ciclo de gestão cooperativista em parceria com o Sistema OCB/PA por meio da realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), no dia 25 de fevereiro. No evento, foi apresentada a prestação de contas da singular, o balanço anual da cooperativa e a apresentação do relatório de gestão.
De acordo com o artigo 38 da Lei N° 5.764/71, a Assembleia Geral é o órgão máximo em que ocorrem as deliberações das cooperativas e decisões de interesse coletivo. Para as singulares, este é um momento de fechamento de um ano produtivo e de contato entre a instituição e os associados para debater sobre as metas concluídas, conquistas e os planos futuros da cooperativa.
A COOPRIMA desenvolve trabalhos voltados para a produção agroecológica familiar, a economia solidária e o fortalecimento da sustentabilidade ambiental na região. Com uma média anual de 5 toneladas do mel puro em balde, a cooperativa é uma importante fomentadora da apicultura na região. Além disso, a instituição também se destaca na produção de compostos e subprodutos do mel, como o própolis, pólen e sabonetes de mel e própolis.
A Assembleia da COOPRIMA foi realizada no salão paroquial da Igreja São João Batista do município de Primavera, no nordeste paraense, com a presença do presidente da OCB/PA Ernandes Raiol, a secretária executiva Aladir Lopes e o analista de desenvolvimento Edilson Júnior. A ocasião contou também com a participação do SEDAPE por meio da presença da diretora de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Estado do Pará, Antônia Aleixo, e do diretor agropecuário da Secretaria de Agricultura do Estado, além do SEBRAE e de convidados da rede de agricultores do município.
Para o próximo ano, as prioridades são a expansão da cooperativa e o fortalecimento da cadeia produtiva do mel de abelha. O Presidente Ernandes Raiol firmou compromisso por meio da OCB/PA com assistência técnica e assessoria para que a cooperativa possa avançar na produção da apicultura e da meliponicultura no município. Atualmente, a singular está fornecendo produtos para o município de Primavera e está se estruturando para participar das chamadas licitatórias.
Texto: Olivia Varela
O Sistema OCB/PA em parceria com a CENCOPA fará a capacitação de mais de 300 cooperados

Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos cooperados, o segmento de transporte realizará o curso itinerante de Condutor de Veículo Transporte Coletivo de Passageiros em 10 cidades do Pará durante o mês de março, com a meta de capacitar mais de 300 cooperados. Esta iniciativa é uma parceria entre o Sistema OCB/PA e a Central das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará (CENCOPA), responsável por cerca de 25% do total de cooperativas no Estado.
Os cursos iniciaram no dia 4 de março na cidade de Tailândia e seguiem no dia 7 em Redenção, no Sul do Pará. Os municípios de Xinguara, Eldorado, Parauapebas, Marabá, Jacundá, Goianésia, Tucuruí e Pacajá também serão atendidos pelos cursos profissionalizantes para os cooperados de transporte.
Essa demanda veio a partir de levantamento feito com as cooperativas do ramo, em que foi evidenciada a obrigatoriedade da certificação dos motoristas no curso específico de condução, regulamentada pela resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para solucionar, o Sistema OCB/PA contratou o grupo de treinamento JCT para ir até cada município promover a ação, sem custos aos cooperados.
Para os profissionais da área de transporte, os cursos representam uma importante qualificação pois a certificação no curso é pré-requisito para que o motorista possa ingressar no serviço de transporte de passageiros. Em alguns casos, os cooperados precisavam se deslocar de suas cidades para fazer o curso e, com a capacitação, os profissionais conseguem melhorar o seu desempenho e oportunidades no mercado de trabalho.
O objetivo dos cursos é aproximar ainda mais o Sistema OCB/PA das cooperativas de transporte, fazendo com que utilizem a entidade como um suporte para desenvolver o seu negócio. “Projetamos um programa que pudesse alcançar as cooperativas como um todo, cujo objetivo era realmente nos aproximar ainda mais do ramo transporte. Conhecemos as principais demandas e é em cima delas que vamos trabalhar, de modo que as singulares mudem seu patamar de profissionalização e o segmento seja ainda mais reconhecido por sua expressividade”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Confira as datas dos cursos:
4 e 5 de março - Tailândia
7 e 8 de março - Redenção
9 e 10 de março - Xinguara
11 e 12 de março - Eldorado
14 e 15 de março - Parauapebas
16 e 17 de março - Marabá
18 e 19 de março - Jacundá
21 e 22 de março - Goianésia
23 e 24 de março - Tucuruí
25 e 26 de março - Pacajá
Texto: Olivia Varela
Por meio do cooperativismo humanizado, a UNISEGUR teve um crescimento de 300% em um ano

Um sonho em transformar o sistema de trabalho da segurança pública no Pará se transformou em um projeto promissor para profissionais como vigilantes, fiscais de loja, seguranças não armados e serviços gerais por meio de uma iniciativa da cooperativa UNISEGUR. O projeto começou da vontade de mudar a realidade dos seguranças por conta da exploração da categoria. Hoje a instituição apresenta um crescimento de 300% em um ano por meio de contratos federais e privados no mercado paraense em instituições como o Sicredi, a Aeronáutica e a UPA Marambaia. Nesta semana, a UNISEGUR iniciou contrato com o Sistema OCB/PA.
A UNISEGUR nasceu da descoberta do cooperativismo e da vontade de garantir um trabalho seguro, humanizado e especializado para profissionais do terceiro setor do ramo de segurança e limpeza. O presidente Júnior conta que sempre teve vontade de mudar a sua própria realidade de trabalho. “A categoria de segurança sempre é explorada através de muito desvio de função, hora forçada para entrada e sem hora de saída, as pessoas ficam mais de 20 horas em pé sem direito a sequer um copo d'água, sem passagem de ônibus”.
O sonho se tornou real por meio da descoberta do cooperativismo na 1° Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP). Bahia lembra que conheceu o Sistema OCB/PA e o presidente da organização, Ernandes Raiol. “Naquele primeiro momento, o presidente da OCB/PA perguntou qual ramo eu gostaria de iniciar. Eu falei sobre a segurança não armada e ele disse que seria excelente e que iríamos longe pelo fato de ser a única que realizaria esse serviço”, conta Júnior Bahia.
No dia 31 julho de 2019, a UNISEGUR inicia no segmento cooperativo de segurança. O começo da história foi marcado por dificuldades por conta da pandemia da covid-19 que diminuiu o número de serviços durante o ano de 2020 e, durante esse período, os cooperados da instituição foram assistidos com a entrega de kits e cestas básicas pelo Sistema OCB/PA. Mesmo com preocupações, os integrantes da cooperativa foram pacientes e juntaram forças para atravessar esse momento.
No ano de 2021, a instituição teve um crescimento de 300% no mercado de trabalho por meio de dois contratos federais com o comando da Aeronáutica. Além disso, a UNISEGUR prestou serviços em grandes eventos com as lojas Magazine Luiza, também realizou colações de grau e serviços de segurança em festas e celebrações. Em 2022, a cooperativa fechou três novos contratos com o Sicredi, a UPA da Marambaia e o Sistema OCB/PA.
Atualmente a UNISEGUR conta com 63 novos cooperados com a expectativa de entrada de mais de 200 novos integrantes. A desafiadora meta para 2022 é de crescimento de 900%, mas a instituição demonstra um crescimento contínuo e a vontade persistente de expandir.
O presidente do Sistema OCB/PA afirma que “O avanço da UNISEGUR demonstra a importância das práticas cooperativistas no mercado paraense. Para o Sistema OCB/PA, é motivo de muito orgulho o sucesso e realização contínua de uma nova cooperativa que desbrava o mercado com um projeto novo, desafiador e necessário”.
Serviço: Para conhecer mais a instituição, é possível acessar as páginas da cooperativa nas redes sociais Instagram por meio do usuário @uniseguroficial e no Facebook com o nome de Cooperativa Unisegur.
Texto: Olivia Varela
Conceição do Araguaia, Barcarena, Moju e Breu Branco agora contam com a primeira instituição financeira do país

A população de Conceição do Araguaia, Barcarena, Moju e Breu Branco recebeu estruturas amplas, modernas e confortáveis que refletem o foco da instituição no relacionamento com o associado. A ideia é que o diferencial cooperativo seja também estendido à experiência de atendimento financeiro.
Antonio Geraldo Wrobel, Presidente da Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, que atua nesta região, destaca o compromisso em levar o cooperativismo para estes municípios. “Nossa proposta é valorizar ainda mais o relacionamento pessoal com a comunidade e levar o cooperativismo de crédito como alternativa financeira onde associados e toda região ganham juntos. Estamos muito felizes com a inauguração destas agências e a receptividade das pessoas nestes municípios”.
Além de oferecer soluções financeiras com taxas justas e um atendimento próximo, o Sicredi reinveste recursos na região através de linhas de crédito, distribuição do resultado e aplicação em projetos da comunidade, contribuindo assim para o crescimento coletivo.
A Agência de Conceição do Araguaia foi inaugurada em 18 de fevereiro e está localizada na Av. 7 de Setembro, nº 31, no Centro. A Agência Vila dos Cabanos, em Barcarena, foi inaugurada em 21 de fevereiro e está localizada na Av. Francisco Vinagre, S/N no bairro Vila dos Cabanos. Já a Agência de Moju foi inaugurada dia 23 de fevereiro, estando localizada na Av. das Palmeiras, S/N, no Centro. E a Agência de Breu Branco foi inaugurada hoje, dia 25 de fevereiro, está localizada na Av. Belém, 213, no Setor Comercial.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.200 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

Retomando suas atividades no município de Augusto Corrêa, a Cooperativa de Agroindústria da Santa Maria do Açaizal reuniu cooperados e parceiros estratégicos para apresentar o projeto de retomada das suas atividades. Entre as mudanças, o nome fantasia da cooperativa deixa de ser COOPAGRO para se chamar COOPEAGRIA. A programação, ocorrida no último sábado (19) na Vila Aturiai, contou com a participação do presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Durante a reunião, foi apresentada a alteração de todo o quadro social dos 27 cooperados e dos conselhos de administração e fiscal. Outro importante momento da reunião foi a apresentação das ações de retomada das atividades da cooperativa.
"Com a apresentação da nova diretoria realizada durante a reunião, já iniciamos o planejamento de ações para retomada das atividades da cooperativa, principalmente envolvendo as capacitações dos cooperados e dos conselhos. É importante destacar que a cooperativa também apresentou a proposta de desenvolvimento de projetos voltados para a fabricação de farinha e criação de pequenos animais de ciclo curto, como por exemplo, o frango”, explica Deivison Pinheiro, Analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sistema OCB/PA.
A reunião, realizada com o auxílio do Sistema OCB/PA, foi um importante momento para a cooperativa, uma vez que além de apresentar todas as alterações necessárias para o desenvolvimento de seus negócios, a reunião também contou com a participação de parceiros estratégicos, como o SEBRAE/PA e a EMATER/PA.
“Essa ação foi de suma importância para que o Sistema OCB/PA pudesse se aproximar da cooperativa e, a partir desse relacionamento com os representantes da nova diretoria, será possível regularizar a situação da cooperativa junto ao Sistema e assim possibilitar ações de desenvolvimento para a cooperativa e seus cooperados”, destaca Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
As medidas de isolamento social e a retração econômica trouxeram grandes desafios para o setor educacional durante a pandemia

O Encontro das Cooperativas Educacionais apresentou o marketing digital como uma ferramenta estratégica para a retomada do crescimento das cooperativas, que foram duramente atingidas pelos efeitos da pandemia. Com o tema “reposicionamento de mercado”, o Sistema OCB/PA realizou a programação na última terça (22) em Belém, na Casa do Cooperativismo. Um dos encaminhamentos será a aplicação de consultoria em marketing nas cooperativas.
A iniciativa é desdobramento do Projeto Presidente Itinerante, que levantou as principais demandas de cada ramo. Com o projeto foi possível identificar a necessidade de apoio e de ações diretas para auxiliar as cooperativas de educação frente aos desafios causados pelas novas dinâmicas de mercado.
"Após o levantamento das demandas com o Presidente Itinerante, iniciamos no encontro uma nova etapa para esse desenvolvimento. Dessa forma, iremos trabalhar com a inserção de estratégias de marketing digital, que é algo essencial para o mercado atualmente e neste primeiro encontro estaremos dando os primeiros passos para isso”,
afirmou Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.
Participaram as cooperativas educacionais de Santarém (COOPSÓSTENES, CATARINA Huber e COOPERATALAIA), Monte Alegre (COMEC), Castanhal (CEAC), Belém (COEDA) e Tucuruí (COOPERIET).
A programação do Encontro das Cooperativas Educacionais contou com a apresentação de um projeto de comunicação que visa executar campanhas de marketing nas cooperativas, de acordo com as necessidades identificadas pelos próprios dirigentes, como a captação de novos alunos e fidelização dos clientes. Também foi realizada uma palestra com o tema “Cooperativas educacionais no universo digital”, ministrada por Andressa Aguiar especialista em Marketing Digital.
“Esse é um momento que as empresas precisam estudar sobre o mundo digital e as oportunidades de crescimento possibilitadas por ele, e com as cooperativas educacionais não é diferente. Podemos perceber que o marketing digital pode ser um grande aliado para as cooperativas, que já tem um cunho mais humano que pode ser melhor explorado para potencializar os seus negócios, tornando-as mais competitivas”, destacou Andressa Aguiar.
Segundo Andressa, os principais aspectos do marketing digital que podem beneficiar as cooperativas é a criação de uma identidade visual bem definida e a potencialização do relacionamento com o público. Além disso, a especialista buscou mostrar para os representantes das cooperativas presentes que a captação de clientes no meio digital é possível não só pelas redes sociais, mas com a utilização de outras ferramentas disponíveis no meio.
“Com o encontro conseguimos abrir um leque de novas ideias para novos empreendimentos dentro da cooperativa. Tal ação é de suma importância para as cooperativas da educação, justamente por conta desse momento difícil que passamos e para podermos lidar da melhor forma com a retomada dos alunos à sala de aula. Então, unindo as forças junto ao Sistema OCB/PA, poderemos ter um apoio essencial nesse momento de retomada”, expôs Carmelita Santarém, presidente da COOPSOSTENES e conselheira da OCB/PA.
Doricleide Rodrigues, diretora administrativa da COMEC, destacou a importância do aprendizado conquistado durante o encontro. Para ela, o evento foi essencial para que as estratégias apresentadas possam ser levadas para aplicação em sua cooperativa localizada no município de Monte Alegre.
O evento contou ainda com uma palestra sobre o reposicionamento no mercado, ministrada por Ticianny Barbosa, Técnica de Apoio Operacional do SESCOOP/PA. Além disso, também ocorreu uma apresentação de cada cooperativa, na qual foram abordados os principais desafios enfrentados durante a pandemia e quais são as estratégias que foram tomadas para lidar com esses desafios.
“Como encaminhamento do encontro, o SESCOOP/PA irá identificar quais cooperativas irão aderir ao projeto e, posteriormente, promoverá visitas in loco para iniciar as etapas da consultoria. Durante esta semana, serão visitadas as cooperativas que já sinalizaram positivamente e as demais serão agendadas para este mês. Trabalhando juntos conseguimos elevar cada vez mais o potencial das cooperativas de educação do estado do Pará”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

Qualificar mão de obra para ampliar o atendimento às cooperativas do Estado é um dos principais objetivos do Termo de Cooperação firmado entre as entidades. A primeira etapa de formação dos administradores vinculados ao CRA/PA iniciou na última segunda-feira (21), na casa do cooperativismo, com o curso básico em cooperativismo. A capacitação segue até a próxima sexta (25).
Com a iniciativa, administradores de todo o estado terão a oportunidade de ampliar sua área de atuação, seja na prestação de serviços como consultores, palestrantes ou instrutores por meio da contratação direta em cooperativas. De forma geral, o curso busca qualificar profissionais registrados no conselho para atuarem no mercado cooperativista.
“Sem dúvida nenhuma o cooperativismo é um modelo de negócios o qual devemos abraçar. Acredito que a coletividade é o caminho para o desenvolvimento do nosso estado, e o cooperativismo tem em sua essência exatamente esse trabalho coletivo. Dessa forma, tenho certeza que a nossa parceria com o Sistema OCB/PA irá possibilitar resultados magníficos para o estado e o engrandecimento dos nossos profissionais de administração”, afirmou Fábio Lúcio Costa, presidente do CRA/PA.
Na primeira etapa do curso, são ofertadas duas turmas iniciais com o limite de 20 pessoas por turma. O curso é ministrado pelo professor Ivan da Silva Melo, mestre em
administração pela UFV e especialista em gestão de cooperativas de crédito, além de contar com um extenso currículo de envolvimento com o cooperativismo no Brasil.
“O termo de cooperação técnica que firmamos com o CRA/PA vem como uma ferramenta excelente para a identificação e capacitação de profissionais qualificados que poderão ser contratados e aproveitados para atender as demandas das cooperativas. Esses profissionais poderão auxiliar no desenvolvimento dos processos de gestão administrativa necessários para o bom funcionamento das cooperativas”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Durante o primeiro semestre de 2022, as agendas de cursos continuam. Em março, será ofertada uma turma para o “Curso Básico de Instrutor de Treinamentos”, que tem previsão para ocorrer entre os dias 21 e 25/03. Já em abril, ocorre o “Curso de Conselho de Administração” entre os dias 25 e 28/04.
Ainda no primeiro semestre, acontece o curso de “Curso de Conselho Fiscal” entre os dias 23 e 26 de maio, contando com duas turmas e carga horária de 16 horas. Além disso, entre os dias 20 e 23 de junho, ocorre o “Curso de Governança Cooperativa”.
Para Walter Melo, administrador especialista em desenvolvimento de negócios e participante do Curso, participar da capacitação veio como uma importante oportunidade profissional. “A parceria do Conselho com a OCB/PA é muito interessante para a capacitação do administrador. A minha expectativa é conhecer um pouco mais sobre esse mercado, tendo em vista que a nossa região tem essa necessidade de profissionais capacitados para atuar com o cooperativismo. Sendo assim, esse curso vem como uma importante ferramenta para que possamos estar prontos para atender essa área que tem todo o potencial para crescer cada vez mais no Pará”, destaca.
Já para Silvia Regina Maciel, administradora e professora, a sua participação no curso veio também como uma oportunidade para conhecer o que é o cooperativismo paraense. Silvia conta que com a capacitação, ela pretende ter um leque maior de conhecimentos sobre o que é e como funciona o modelo de negócios cooperativista, para então atuar ativamente no mercado.
As atividades de capacitação é realizada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (SESCOOP/PA), que tem como grande missão promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas paraenses.
“Gerar mão de obra qualificada é o nosso principal objetivo com a realização do curso, uma vez que a falta dessa mão de obra é um problema que nós temos enfrentado nos últimos anos. Uma das formas que encontramos para solucionar tal problema foi trabalhar diretamente com o CRA, tendo em vista que os administradores são profissionais essenciais para o desenvolvimento de uma cooperativa”, expõe Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

O Sistema OCB/PA continua participando das Assembleias Gerais de cooperativas em todo o estado do Pará. No final de janeiro, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Cooperativa Intermunicipal De Transporte De São Miguel Do Guamá (COOPERTRANSGUAMÁ), que apresentou a prestação de contas do exercício de 2021 e a reforma estatutária da cooperativa.
Durante a assembleia foi possível identificar que a cooperativa vem buscando espaço no mercado competitivo de São Miguel do Guamá em relação ao transporte escolar. Sendo constituída há pouco tempo, a COOPERTRANSGUAMÁ vem procurando contratos junto a empresas privadas que terceirizam seus serviços, para adquirirem experiência suficiente a fim de participar futuramente de licitações.
Na AGE foram abordados ainda temas como: a Prestação de contas do exercício de 2021 dos órgãos de administração, acompanhada do parecer do conselho fiscal (relatório da gestão; balanço geral; demonstrativo das sobras apuradas, ou das perdas, e parecer do conselho fiscal; e, plano de atividades da cooperativa para o exercício seguinte); a destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas, admissão de novos cooperados; eleição e posse do novo conselho fiscal; reforma do estatuto social.
O Sistema OCB/PA busca auxiliar a cooperativa no desenvolvimento do seu novo planejamento para o ano de 2022, que pretende realizar a reforma estatutária com foco na integralização do Capital Social. “Com a nova estrutura e com pessoas que estão tomando um novo rumo, o planejamento para 2022 é de acessar o mercado de São Miguel, a partir de pessoas que já trabalhavam de forma individual, por meio da cooperativa e assim dar destaque à COOPERTRANSGUAMÁ”, destaca Maurília Souza, analista do Sistema OCB/PA.
Nas assembleias, a equipe do Sistema OCB/PA atua orientando a cooperativa na condução dos trabalhos diante das pautas que serão discutidas. Além disso, a OCB/PA já vem realizando as orientações para as cooperativas desde a emissão do Edital de Convocação até a realização da assembleia geral. A equipe também está sempre disponível, assim que solicitada, para diminuir as dúvidas dos cooperados quanto aos temas que devem ser discutidos nas assembleias.
“O Sistema OCB-Sescoop/PA sempre busca apoiar as cooperativas, capacitando tanto a Diretoria e Conselho Fiscal, quanto todos os cooperados. Essa capacitação se dá onde a singular tem mais dificuldade, seja em execução de planejamento ou até mesmo na própria gestão. Estamos sempre dispostos a atuar junto das nossas cooperativas para que tenham um bom desenvolvimento”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

O município é o primeiro do Pará a lançar a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (FRENCOOP), com atuação na câmara de vereadores. A iniciativa foi do vereador Raimundo Lopes, presidente da câmara e cooperado da Cooperativa COOPASMIG. O lançamento ocorreu durante as programações do Seminário “O Cooperativismo como Ferramenta de Desenvolvimento Local”, uma realização do Sistema OCB/PA, Governo do Estado, Prefeitura de São Miguel do Guamá e COOPASMIG.
O seminário reuniu no Centro de Eventos Cacau Show, cooperativas da região, representantes da prefeitura municipal, da câmara dos vereadores e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), além de representantes estratégicos.
A criação da frente parlamentar é um importante passo para o fortalecimento do cooperativismo na região, uma vez que a iniciativa proporcionará uma significativa representatividade do modelo de negócios no legislativo.
“Essa era uma ânsia que nós tínhamos, de realizar o Seminário aqui para poder falar sobre isso e também para fazer o lançamento da FRENCOOP. Apesar termos dois vereadores que são ligados diretamente ao cooperativismo, esse ainda era um tema muito vago aqui no município, então era muito importante a gente trazer o Seminário para depois fazer o lançamento, tendo em vista que poderíamos reunir pessoas essenciais para a criação da Frente parlamentar no evento”, expõe Raimundo Lopes.
O desafio é abrir caminho por meio de legislações em prol do setor cooperativista. Poderão ser desenvolvidos projetos com foco na segurança jurídica para o setor, participação igualitária em processos licitatórios, ações de divulgação sobre a importância do cooperativismo e incentivos fiscais. A Frente também poderá auxiliar na articulação política com os demais parlamentares, em nível estadual ou federal, para a destinação de recursos via emendas.
O SEMINÁRIO
O evento buscou apresentar o cooperativismo como uma solução para o desenvolvimento do município. O modelo de negócios consegue unir o desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, a produtividade e a sustentabilidade, o individual e o coletivo.
“O seminário foi uma importante iniciativa para mostrar ao município que o cooperativismo é um modelo de negócios revolucionário, porque ele busca tanto a comercialização de todos os cooperados como também movimenta as comunidades dentro das regiões em que atua. O cooperativismo hoje é um mecanismo de possibilidade, principalmente para o agricultor e para o comércio, para que eles possam buscar melhorias e novos mercados”, destaca Maria Santos, presidente da Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Município de São Miguel do Guamá (COOPASMIG).
Durante o evento foi realizada a apresentação do panorama do cooperativismo, contando com uma contextualização do cooperativismo no estado do Pará e com um recorte para a região de São Miguel do Guamá. Também foi realizada uma palestra sobre a participação das cooperativas nas compras públicas, apresentando informações pertinentes, documentação necessária e a forma de participação. A SEDEME foi a responsável pela realização da palestra sobre a Política de Desenvolvimento do Estado, sendo apontadas propostas para o desenvolvimento da região.
“Com o seminário buscamos fortalecer o cooperativismo da região, apresentar a importância que ele tem para São Miguel e mostrar todo o trabalho que as cooperativas já desenvolvem no município. O nosso papel enquanto OCB/PA é justamente esse, poder fomentar e desenvolver o cooperativismo na região de São Miguel do Guamá”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Representantes do Banco estiveram em Belém para apresentar proposta de projeto às unidades estaduais do Sistema OCB na região Norte

A iniciativa pioneira no Brasil busca preparar e qualificar a demanda de acesso a crédito das cooperativas, ampliando as possibilidades de aprovação das propostas de financiamento. Será feita a capacitação dos técnicos das unidades da OCB, pré-seleção de cooperativas financeiras aptas a operar os recursos e capacitação de cooperativas que irão pleitear o crédito. Os estados do Tocantins, Rondônia e Pará serão os primeiros a receber o projeto piloto.
Na última quarta-feira (16), representantes do Banco estiveram em Belém para conhecer o cooperativismo do estado e apresentar a proposta que obje
tiva desenvolver a economia da região. Estiveram presentes no encontro a diretoria da OCB/PA, o presidente da OCB/AM, José Merched, a presidente da OCB/AP, Maria Nascimento, representantes de cooperativas de crédito e representantes do BNDES, entre eles o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental, Bruno Aranha e o Chefe do Departamento de Clientes e RI, Tiago Peroba.
O encontro é resultado de articulações que vêm sendo realizadas pela OCB nacional desde o ano de 2018, período em que foi oficializado o Termo de Cooperação Técnica entre OCB e BNDES. Já em 2020, a OCB/PA realizou reuniões estratégicas com a instituição, culminando no importante encontro do dia 16.
“A OCB/PA vem realizando o alinhamento com o BNDES. O principal resultado que esperamos é obter linhas de crédito para financiar as atividades das nossas cooperativas. Então, esse é o nosso objetivo com a reunião, desenvolver cada vez mais o cooperativismo paraense e consequentemente a região norte”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
As agendas do BNDES a Belém contaram com visita à COOPPERTRANS, na ilha do Combu, onde foi apresentado o case da cooperativa, suas potencialidades e necessidades de crédito. Após esse momento, ocorreu a reunião na casa do cooperativismo, sede da OCB/PA, onde o banco apresentou de forma mais detalhada a proposta para o projeto que está sendo desenvolvido em conjunto com a OCB.
“O BNDES tem como missão transformar a vida dos brasileiros e no momento vimos a necessidade de ter um olhar mais específico para a região norte. Dessa forma, pretendemos atuar de forma transversal na região, focando em aspectos como: agricultura sustentável, pecuária sustentável, bioeconomia, infraestrutura e o ordenamento territorial. Sendo assim, identificamos que o cooperativismo é um modelo de negócios em ascensão e muito propício para fundamentar o desenvolvimento que objetivamos para a região”, expõe Bruno Aranha.

O primeiro passo será a capacitação dos técnicos das unidades estaduais sobre como operacionalizar as linhas de financiamento, tornando-os agentes facilitadores das cooperativas. Em um segundo momento, serão feitos encontros com a equipe do BNDES para apresentação e instrução do passo a passo para a contração de linhas de financiamento a 102 cooperativas.
Posteriormente, serão desenvolvidos cursos EaD para o primeiro contato com as cooperativas interessadas e nivelamento dos conhecimentos dos dirigentes participantes. Também serão realização 2 encontros entre cada cooperativa e os consultores, com o objetivo de melhor capacitar os dirigentes sobre a gestão financeira do negócio.
“O projeto visa fortalecer o cooperativismo da Região Norte, atuando em duas frentes: o cooperativismo de crédito e o cooperativismo de produção. Iremos aprimorar a gestão financeira e capacitar os dirigentes de cooperativas, buscando também identificar as linhas de financiamento adequadas ao fortalecimento da região”, reiterou Thiago Peroba.
As cooperativas de crédito possuem um papel fundamental na realização do projeto. Para Emerson Viana, Assessor de Negócios Agro da Sicredi Sudoeste MT/PA, a ação da OCB em conjunto com o BNDES é algo inovador que irá ajudar a alavancar a produção das cooperativas paraenses. Márcia Coutinho, presidente da SICOOB Cooesa, destaca ainda a relevância do projeto. “Com o trabalho do BNDES e da OCB podemos trabalhar a base da concessão de crédito e conseguiremos potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido pelas cooperativas do nosso estado”.

Buscando desenvolver a responsabilidade social e atender o interesse pela comunidade, a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS) realizou, em alusão ao Dia C, o projeto de Educação Cooperativista através da Agricultura Familiar na Escola. A ação ocorre ao longo do ano letivo e busca levar noções sobre princípios cooperativistas por meio do cultivo de hortas comunitárias nas escolas do município.
No total, o projeto alcança 14 escolas municipais e estaduais da educação básica de Santarém/PA, atendendo tanto escolas que estão em funcionamento contínuo e outras que estão em processo de revitalização. Algumas das escolas participantes são: Escola Estadual Militar José de Alencar, CEMEI Antônia Corrêa, CEMEI Ruinaldo Corrêa e UMEI Aeroporto Velho. É importante destacar que, a horta desenvolvida na escola CEMEI Antônia Corrêa já recebeu o prêmio municipal de educação Fiscal, na qual foram realizadas atividades em alusão à educação Fiscal por meio da horta escolar.
De forma geral, o projeto busca realizar a implantação e revitalização de uma horta nas escolas participantes. Além disso, a ação procura oferecer assistência técnica de plantio ao longo do funcionamento e cultivo da horta, sendo realizada pelos próprios sócios-cooperados da COOPAFS. Também são desenvolvidas oficinas de plantio e manutenção da horta escolar e palestras sobre princípios do Cooperativismo.
“O nosso projeto tem o grande objetivo de aproximar tanto a cooperativa quanto os ideais do cooperativismo da comunidade em geral. Dessa forma, é atendida toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, servidores, pais e responsáveis. Com isso, conseguimos fortalecer os laços entre escola, sociedade e o cooperativismo”, afirma Lucilene Sousa, presidente da cooperativa.
A ação desenvolvida pela COOPAFS proporciona ainda atividades que visem a produção de alimentos saudáveis, contribuindo na qualidade de vida, além de resgatar o
respeito mútuo e a coletividade como fonte de mudança de comportamento e respeito. O projeto também busca auxiliar o corpo docente com a proposta de um ensino transversal através da utilização da horta escolar.
“A COOPAFS realiza um bonito trabalho que apresenta o cooperativismo e os seus princípios para a comunidade de forma lúdica e de fácil entendimento. Com o projeto, a comunidade escolar pode vivenciar alguns princípios cooperativistas, como a intercooperação e compromisso, uma vez que toda a instituição deve estar inserida nos cuidados com a horta escolar”, destaca Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
A COOPAFS
Atualmente a cooperativa conta com 174 cooperados e atinge de forma direta 696 pessoas. A COOPAFS atende produtores da zona urbana, rural, planalto e territórios de povos tradicionais no município de Santarém. A cooperativa atual principalmente no ramo de comercialização de hortifrutis, tendo como carro chefe a produção de Folhosos (cebolinha, coentro, alface, couve, rúcula), jerimum, macaxeira e melancia.

No próximo dia 23 de fevereiro, a cooperativa Unimed Oeste do Pará realiza o primeiro Fórum Jurídico de Saúde Suplementar. O evento será realizado de forma online durante o período da manhã e tem como tema: “Debate técnico-jurídico sobre as relações de serviços na saúde suplementar: todos em busca de uma saúde mais justa.” As inscrições já podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/351CFsM
O Fórum tem o objetivo de fomentar o debate sobre os temas técnico-jurídicos que envolvem as relações de prestação dos serviços médicos e assistenciais no âmbito da saúde suplementar.
O evento será ministrado pela juíza federal substituta da 3ª Vara Federal de Curitiba, especializada em saúde, Dra. Ana Carolina Morozowski e o Gerente Jurídico da Unimed do Brasil, Dr. Daniel Infante Januzzi de Carvalho. Ambos estarão disponíveis para responderem as perguntas que forem realizadas no chat do Youtube.
O Dr. Daniel Infante, será responsável pela palestra sobre “As principais decisões dos tribunais superiores sobre a saúde suplementar brasileira” e a Dra. Ana Carolina Morozowsk, irá palestrar sobre "Não taxatividade no Rol dentro do impacto da saúde suplementar".
Serviço:
I Fórum Jurídico de Saúde Suplementar
Data: 23/02/2022
Hora: 09:00 às 12:00hs.
Transmissão online
Inscrições: https://bit.ly/351CFsM

Como reconhecimento dos trabalhos realizados pela Cooperativa dos Extrativistas da Flona de Carajás (COEX) em Parauapebas, foi entregue na última segunda-feira (14) o título de Utilidade Pública Municipal à cooperativa. A reunião para a entrega simbólica do título reuniu o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, a presidente da COEX, Ana Paula Ferreira, representantes do Governo Municipal e do Sistema OCB/PA.
O título reconhece que a cooperativa presta serviços relevantes à sociedade. Além disso, com a Utilidade Pública, a cooperativa poderá reivindicar isenções de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios. O título também proporciona credibilidade para que a cooperativa possa ter acesso a verbas destinadas para a continuidade do trabalho social e educativo desenvolvido em prol do bem comum.
“Esse título veio como uma forma de reconhecer a COEX e a importância do que estamos desenvolvendo aqui no município. O nosso trabalho gira em torno principalmente da atividade sustentável voltada para a conservação da Amazônia, tendo em vista que o extrativismo é uma das fontes viáveis para mantê-la de forma sustentável. É uma prova de que a Amazônia em pé tem valor, diferentemente do que muitos pensam. Isso é uma realidade que deve ser multiplicada e divulgada para o planeta. E a conquista desse título tem tudo para favorecer o trabalho da COEX”, afirma Ana Paula Ferreira.
A extração e comercialização da folha do jaborandi é a principal atividade da COEX. A cooperativa trabalha com o extrativismo pautado na conservação ambiental da sua região de atuação. Das folhas de jaborandi são produzidos remédios para glaucoma e câncer. A cooperativa comercializa a matéria-prima sem beneficiamento, como também sementes de outras espécies utilizadas para reflorestamento de áreas degradadas.
O trabalho desenvolvido pela COEX contribui para a preservação de áreas de floresta da Amazônia na Floresta Nacional de Carajás, gera renda para as comunidades locais e reduz taxas de desmatamento e de perda da biodiversidade.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento da COEX por meio do título de utilidade pública. A cooperativa desenvolve um trabalho muito importante para o município de Parauapebas e, com o reconhecimento, vemos uma valorização da atividade que a cooperativa desenvolve no município. Dessa forma, o título só agrega para o desenvolvimento da COEX, que já possuía o título a nível estadual”, destaca Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também destacou a conquista do título e o trabalho da cooperativa. “Declaramos de utilidade pública à cooperativa por acreditarmos na sua importância que gera renda para as comunidades locais e tem um grande potencial em relação aos produtos florestais não madeireiros da rica região da Amazônia, que contribuem para o desenvolvimento da nossa região”, expôs.

A Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA) obteve a importante conquista da chamada pública para o fornecimento de produtos para merenda escolar para a prefeitura de Marabá. A central já avançou para a segunda etapa da chamada, que ocorre no próximo dia 16/02.
A CUIA passou pela primeira fase da chamada pública, na qual foi realizada a entrega da documentação para a habilitação. Já a segunda fase consiste na divisão dos itens presentes na proposta da chamada. O fornecimento dos itens será dividido entre todas as cooperativas que fazem parte da central. A segunda fase é a etapa final da chamada pública, após esse processo, ocorre a entrega dos itens.
“Tal conquista é um marco para a nossa central e para o cooperativismo paraense. A conquista da chamada pública também vem como um importante fator para mostrar que as cooperativas podem se ver como parceiras e não como concorrentes. Com isso cada cooperativa fortalece a outra, afinal esse é um dos principais princípios que o cooperativismo prega” destaca Selma Santos, presidente da COOAFAC, cooperativa filiada à CUIA.
No geral, serão fornecidos produtos voltados para o hortifruti, como: banana, abacaxi, melancia, couve, cheiro verde, entre outros.
“O fortalecimento das centrais regionais é uma das principais estratégias para o desenvolvimento do ramo agro. Temos investido nisso e acreditamos que é a melhor solução para um melhor posicionamento de mercado das cooperativas. A CUIA foi a primeira a ser constituída e já dá um importante passo para o início das operações da Central, um modelo que iremos replicar nas demais regiões do Estado”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

A relevância do cooperativismo paraense foi reconhecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). No próximo dia 16/02, o importante encontro entre o Sistema OCB/PA e o BNDES, que pretende pôr em prática uma série de medidas para desenvolver a economia da região norte. As cooperativas estão no radar institucional, figurando como uma das principais estratégias de capilaridade e confiabilidade econômica e social.
A visita de representantes do BNDES a Belém é resultado de um esforço do Sistema OCB/PA, que já vem realizando reuniões estratégicas com a instituição desde o ano de 2020. O BNDES conta com uma linha específica de crédito para os ramos de transporte, agro e turismo e tem o objetivo de iniciar um trabalho com os segmentos a nível nacional. Após a apresentação do Panorama do Cooperativismo do estado do Pará, o banco identificou nas cooperativas paraenses a oportunidade de iniciar um projeto piloto para o trabalho com os segmentos.
O encontro do BNDES com o Sistema OCB/PA, no próximo dia 16, contará com uma visita à cooperativa COOPERTRANS, na ilha do Combu. Após esse momento, ocorre uma importante reunião na casa do cooperativismo, sede da OCB/PA. Na reunião, o banco irá apresentar o projeto de forma mais detalhada, além de anunciar as linhas de crédito que serão disponibilizadas para o estado do Pará e para as cooperativas paraenses.
“A OCB/PA está sendo articuladora desse processo, realizando todo o alinhamento com o BNDES. O principal resultado que esperamos é obter linhas de crédito para financiar as atividades das nossas cooperativas. Com isso, será possível no ramo do transporte, por exemplo, promover uma renovação de frota, no ramo agro, uma possível linha de crédito para o financiamento de capital de giro ou para agroindustrialização e no turismo, seria possível obter financiamento operacionalização de suas atividades. Então, esse é o nosso objetivo com a reunião com o BNDES, desenvolver cada vez mais o cooperativismo paraense e o estado como um todo”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

O cooperativismo é um importante modelo de negócios que consegue unir o desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, a produtividade e a sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tendo em vista o potencial do cooperativismo, o Sistema OCB/PA realiza no próximo dia 15/02, no município de São Miguel do Guamá, o Seminário “O Cooperativismo como Ferramenta de Desenvolvimento Local”. O evento objetiva apresentar o cooperativismo como uma solução para o desenvolvimento do município.
O seminário reunirá no Centro de Eventos Cacau Show, cooperativas da região, representantes da prefeitura municipal, da câmara dos vereadores e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), além de representantes estratégicos.
Durante o evento será feita a apresentação do panorama do cooperativismo, contando com uma contextualização do cooperativismo no estado do Pará e com um recorte para a região de São Miguel do Guamá. Também será realizada uma palestra sobre a participação das cooperativas nas compras públicas, apresentando informações pertinentes, documentação necessária e a forma de participar de compras públicas.
A SEDEME será responsável pela realização da palestra sobre a Política de Desenvolvimento do Estado, sendo apontadas propostas para o desenvolvimento da região. No seminário também ocorrerá o Lançamento da Frente Parlamentar do Cooperativismo No Município de São Miguel (FRENCOOP Municipal).
“Com o seminário buscamos fortalecer o cooperativismo da região, apresentar a importância que ele tem para São Miguel e mostrar todo o trabalho que as cooperativas já desenvolvem no município. O nosso papel enquanto OCB/pa é justamente esse, poder fomentar e desenvolver o cooperativismo na região de São Miguel do Guamá”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Serviço
Seminário “O Cooperativismo como Ferramenta de Desenvolvimento Local”
Data: 15/02
Hora: 8h às 12h
Local: Centro de Eventos Cacau Show
Avenida Américo Lopes, n.º 1584, São Miguel do Guamá.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Pará ficou em terceiro lugar entre os estados que tiveram o maior crescimento de faturamento no setor de mineração, em 2021. A atividade garimpeira é uma importante atividade econômica para o estado e o cooperativismo busca desenvolvê-la por meio da parceria entre o Sistema OCB/PA, a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP), a Associação Nacional do Ouro (ANORO) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).
Na última semana, as instituições se reuniram em Belém para iniciar o desenvolvimento do plano de trabalho que visa desempenhar estratégias de retomada e crescimento para as cooperativas. Um dos grandes desafios do plano de trabalho é gerar um produto concreto que sirva como modelo de atuação para a atividade cooperativista mineral em todo o Brasil.
Algumas das ações propostas no plano buscam promover a autoavaliação dos processos atuais de Identidade, governança e gestão cooperativista. O plano também irá assessorar a construção e implementação do Plano de Melhorias Estratégicas, que envolve aspectos como: Organização e profissionalização do quadro social, assessoramento especializado para revisão estatutária, processos contábeis e processos produtivos.
Também será realizada a estruturação de programas sociais dos garimpos, envolvendo a reciclagem inovadora com foco em resultados de impacto, formação de mulheres e jovens empreendedores do garimpo e educação cooperativista para crianças e jovens. Além disso, o plano pretende realizar a construção e o monitoramento de indicadores de desempenho e sustentabilidade da cooperativa, para analisar os dados relacionados a aspectos financeiros, econômicos, sociais e ambientais.
O plano também busca implementar o Projeto Garimpo 4.0, que foi criado pela ANORO e tem o objetivo de incentivar a legalização do garimpo e levar orientação sobre as boas práticas na atividade, proteção ambiental e comercialização legal. Um dos bons exemplos de cooperativas que já executam ações de responsabilidade socioambiental é CGL, que tem legalizados áreas exploradas há mais de 30 anos e tem fomentado um garimpo sustentável.
“A ANORO, por meio do Projeto Garimpo 4.0, busca trabalhar junto às comunidades garimpeiras implantando práticas voltadas ao equilíbrio e sustentabilidade, embasadas pelo plano ESG, a saber: meio ambiente, sociedade e governança. A parceria da ANORO - GARIMPO 4.0 com a OCB/PA é fruto da identidade e compatibilidade de nossos objetivos, voltados ao crescimento e reconhecimento do setor garimpeiro, valorizando seu trabalho e ampliando seus recursos”, destaca Ana Lobo, Diretora Executiva da ANORO.”, destaca Ana Lobo, Diretora Executiva da ANORO.
Nesta primeira fase do plano de trabalho, estão envolvidas 2 cooperativas: Cooperativa Garimpeiro Legal (CGL) e a Cooperativa dos Garimpeiros de Moraes Almeida e Transgarimpeira (COOPERTRANS). Dentro do plano, tais cooperativas contarão com a estruturação de alianças institucionais; a diagnose cooperativista; um plano de melhoria estratégico; assessorias externas e consultorias; cursos de profissionalização e desenvolvimento humano; programas socioambientais estruturados e a construção de Indicadores de desempenho. As ações do plano de trabalho estão divididas em 5 fases, a primeira delas se inicia em março de 2022.
“A realização de um plano de trabalho para executar junto às cooperativas da pequena mineração aqui do estado do Pará é uma ação que nunca antes foi realizada de forma conjunta. Dessa forma, será possível fortalecer a parceria entre ANORO, Sistema OCB/PA, SEDEME e FECOGAP, somando esforços para desenvolver de forma organizada, legal e estruturada a atuação da pequena mineração no estado do Pará por meio das cooperativas”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Em conjunto com o desenvolvimento do plano de trabalho, a FECOGAP pretende para o ano de 2022, dar continuidade à defesa dos direitos das cooperativas de garimpeiros.
“Vamos continuar nossas ações nos Garimpos da região, com o intuito de torná-los um modelo, um local com qualidade de vida, com cuidados básicos, uma vez que no garimpo existem famílias trabalhadoras que necessitam de respeito, cuidado e proteção para executar suas atividades. Além disso, nosso intuito é estreitar o máximo possível os laços com nossos filiados para que possamos continuar unidos e conseguir exercer a atividade garimpeira”, afirma o presidente da FECOGAP, Amaro Rosa.

O setor educacional foi um dos mais afetados durante a pandemia. As medidas de isolamento social e a retração econômica trouxeram grandes desafios, intensificando uma necessidade que já era urgente: reposicionar-se frente às dinâmicas do mercado. As cooperativas irão discutir sobre o tema no próximo dia 22 de fevereiro, no Encontro das Cooperativas Educacionais. O evento ocorre em Belém, na Casa do Cooperativismo.
Os debates realizados no encontro serão feitos a partir do trabalho já iniciado pelo Sistema OCB/PA, por meio do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (GESCOOP). Também haverá a apresentação das ações que as próprias cooperativas já realizaram ou que ainda estão em fase de planejamento e execução, tendo por base as dinâmicas para se adaptar ao mercado atual. Ao final dos debates, ocorrerá um momento de construção de soluções coletivas para as cooperativas.
A programação do encontro terá apresentação de projeto de comunicação que visa executar campanhas de marketing nas cooperativas, de acordo com as necessidades identificadas pelos próprios dirigentes, como captação de novos alunos ou fidelização dos clientes. Também será realizada a palestra com o tema “Cooperativas educacionais no universo digital”, que abordará a inclusão das cooperativas educacionais no universo do digital.
As ações são desdobramento do Projeto Presidente Itinerante, por meio do qual a presidência do Sistema OCB/PA visitou as cooperativas e conheceu de perto a realidade de cada uma, fazendo o levantamento de demandas e a construção de um plano de trabalho que está em execução.
“O Encontro das Cooperativas Educacionais vem como uma importante ferramenta para o fortalecimento das cooperativas do ramo educacional após um momento de grandes desafios. É importante destacar que, como encaminhamento do encontro, o SESCOOP/PA irá identificar quais cooperativas irão aderir ao projeto e promoverá visitas in loco para conhecer de perto a realidade de cada cooperativa participante. Trabalhando juntos conseguimos elevar cada vez mais o potencial das cooperativas de educação do estado do Pará”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Serviço
Encontro das Cooperativas Educacionais
Data: 22 de fevereiro
Hora: 8h30
Local: Casa do Cooperativismo

O Registro Nacional dos Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC) é essencial para que empresas, cooperativas ou profissionais autônomos possam exercer atividades ligadas ao transporte rodoviário de carga no território nacional. O registro é obrigatório para todas as empresas que desejam atuar nesse mercado em conformidade com a legislação.
Como uma das demandas levantadas pelo Presidente Itinerante, o Sistema OCB/PA retomou sua atuação como operadora da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a realização de forma gratuita do registro no estado do Pará. As cooperativas COOPERMIX e TRANSPRODUTOR já foram algumas das beneficiadas.
O RNTRC tem a função de disciplinar e padronizar a prestação de serviços voltados para o transporte rodoviário de cargas. O registro atua como uma forma de proteção para que negócios relacionados ao transporte de cargas possam distribuir seus produtos com segurança e eficiência. O registro realizado pela OCB/PA é feito única e exclusivamente para cooperativas do estado do Pará que realizam o transporte rodoviário de cargas.
“Todos os veículos que vão operacionalizar esse transporte de carga via cooperativa precisam estar cadastrados junto à ANTT. Estando cadastrados, a cooperativa garante que os serviços estão sendo prestados seguindo todas as normas da legislação. Dessa forma, o RNTRC se apresenta como um meio de assegurar que o negócio está em conformidade com a lei e devidamente identificado, evitando infrações e penalidades tanto em rodovias estaduais quanto federais”, destaca Diego Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA.
O registro junto à ANTT engloba tanto o registro de veículos como o de implementos, ou seja, caçambas e carrocerias. Alguns dos requisitos exigidos para a obtenção do registro por cooperativas são: possuir CNPJ ativo; estar devidamente constituída, na forma da lei, tendo a atividade de transporte rodoviário de cargas como sua principal atividade econômica; ter registro na OCB/PA; ser o cooperado proprietário, coproprietário ou arrendatário de pelo menos um veículo automotor de carga categoria “aluguel”, na forma regulamentada pelo Contran.
Normalmente, é necessário que seja pago um valor para a efetivação do cadastro. No entanto, o Sistema OCB/PA tem o diferencial de atuar como operador da ANTT, de forma que, a instituição pode efetuar o cadastro de forma gratuita às cooperativas. Sendo assim, a cooperativa realiza somente o pagamento do valor de inserção do veículo e do implemento na sua frota, que é feito diretamente para o Sistema Integrado de Transporte de Cargas (SITCARGA).
“Oferecemos esse importante benefício para as nossas cooperativas, que podem buscar o Sistema OCB/PA como operador da ANTT para efetuar essa movimentação de registro de frota. Pode ser realizada tanto a inclusão quanto a exclusão de veículos e implementos da frota da cooperativa, sem custo algum na OCB/PA. Com isso, a cooperativa vai ter a segurança de que os seus veículos vão estar fazendo o transporte rodoviário de cargas de forma legal e com toda a documentação em dia, sem causar prejuízos ao serviço”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

A Cooperativa de Transporte Rodoviário do Produtor Rural do Estado do Pará (TRANSPRODUTOR) teve a grande felicidade de conquistar a sua sede própria. A sede da cooperativa está localizada na Travessa Nove de Janeiro, n° 1962, no bairro da Cremação, em Belém. A aquisição foi um importante passo para o crescimento da cooperativa.
A TRANSPRODUTOR iniciou as suas atividades em 2010 realizando o transporte diário de mercadorias do produtor rural do interior do estado do Pará para a capital. Com a ampliação do mercado, a cooperativa também conquistou novos rumos e somou mais quatro atividades, sendo elas: o transporte escolar, o transporte de minérios, o transporte de grãos e ainda atua no turismo eventual. No total, a cooperativa conta com mais de 500 cooperados de 14 municípios paraenses. Agora, esses cooperados já poderão ser muito bem recebidos na sede própria da cooperativa.
"É imensurável a importância da conquista da sede própria para a nossa cooperativa. Atualmente nós trabalhamos com transporte escolar e quando ganhamos alguma licitação, uma das primeiras exigências que é feita é a verificação da autenticidade da empresa e se ela possui sede própria. Dessa forma, agora com a nossa sede, será possível conquistar cada vez mais trabalho para os nossos cooperados”, afirma Newton Leão, presidente da TRANSPRODUTOR.
A cooperativa está organizada e formalmente apta para oferecer toda assessoria aos seus cooperados, para que eles possam exercer suas atividades e demandas com qualidade e responsabilidade. Atualmente, o transporte escolar se tornou, dentre os três segmentos atendidos, a principal atividade da cooperativa. O trabalho com transporte escolar é desenvolvido desde 2013 e é focado na rede pública municipal e estadual, além de ribeirinhos de mais de 10 localidades que também são atendidos com nossos meios de transporte dos associados da cooperativa. Hoje, a TRANSPRODUTOR já possui quase 600 barcos e 90 veículos.
"A TRANSPRODUTOR tem o belíssimo trabalho de garantir a legalização de seus cooperados e a qualidade dos serviços ofertados ao cidadão paraense. A cooperativa conta com aproximadamente 500 associados, que estão distribuídos em 14 municípios. É importante destacar que a captação de novos associados é o desafio pelo qual a cooperativa é especialista e a cada ano os seus números crescem vertiginosamente. Com a sede própria esses bons resultados tendem só a crescer”, destaca Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.