
A busca pela capacitação é sempre uma chave para o desenvolvimento, e no cooperativismo não é diferente. Pensando nisso, o Sistema OCB/PA por meio do SESCOOP/PA busca oferecer diversos cursos de capacitação para as cooperativas paraenses alavancarem os seus negócios. O agendamento dos cursos de capacitação já pode ser feito pelo email:
As cooperativas podem realizar os agendamentos junto ao SESCOOP/PA e para que as solicitações sejam atendidas, as cooperativas precisam estar registradas e regulares, financeira e documentalmente com a OCB/PA. A solicitação deve ser feita por e-Mail ou ofício, direcionado ao presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, e informar quais as capacitações que a cooperativa deseja realizar, além de indicar em qual mês a capacitação pode ser realizada.
Atualmente o SESCOOP/PA oferece alguns cursos de capacitação, sendo eles: curso básico de cooperativismo, curso de conselho de administração, curso de conselho fiscal, curso de governança cooperativa, planejamento estratégico e estruturação de planos de negócios. Além desses cursos, as cooperativas também podem solicitar outras capacitações desejadas.
“Aprender para crescer. É pensando assim que desenhamos ações de capacitação para empregados, cooperados e seus familiares. Estando cada vez mais capacitadas, as cooperativas estarão preparadas, qualificadas e instruídas para desenvolver e potencializar os seus negócios, fortalecendo então o cooperativismo paraense” afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Serviço
Agendamento de Capacitações
A solicitação para o agendamento de capacitações pode ser feita pelo

Alcançando direta e indiretamente cerca de 25 mil paraenses envolvidos no cooperativismo, o Projeto Presidente Itinerante passou por mais de 40 municípios com 122 visitas em 1.008 horas de trabalho, de maio a dezembro de 2021. No total, foram levantadas 367 demandas de cooperativas, entre as quais 145 já foram concluídas, 78 estão em andamento e 102 estão previstas para execução no planejamento de 2022.
O principal objetivo do Presidente Itinerante foi promover a reaproximação do Sistema OCB/PA com as cooperativas após a pandemia da covid-19, com visitas técnicas para traçar um plano de trabalho com base nos maiores gargalos ao desenvolvimento do setor. Além do presidente do Sistema OCB/PA Ernandes Raiol e do superintendente Júnior Serra, a equipe técnica da entidade também participou das visitas. Ao chegar em Belém, toda a equipe se reunia para alinhar as próximas ações.
“Pudemos conhecer de perto a realidade das cooperativas e como estão se posicionando no mercado após a pandemia. O resultado foi muito positivo, porque, com isso, a atuação do Sistema OCB/PA se tornou mais assertiva, com um desembolso de recursos de modo mais racionalizado. Foram ações efetivas com base no que as próprias cooperativas nos solicitaram”, reiterou Júnior Serra.
Por região do Estado, o projeto levantou 125 demandas no Nordeste, 104 demandas no Sul e Sudeste, 99 na região Oeste e 48 na Transamazônica. As principais necessidades das cooperativas estavam vinculadas às áreas: Capacitação, Comunicação, Contábil, Crédito, Encontros, Feiras, Intercâmbios, Jurídico, Mercado, Monitoramento, Políticas, Seminário, Técnicas.
Em relação às demandas políticas, um dos resultados foi a qualificação do debate sobre as cooperativas minerais em nível nacional. Após a visita à região do Tapajós, identificou-se uma grande necessidade de reposicionamento do Sistema OCB/PA na representação da pequena mineração, que busca, diferente do que se propaga, a legalização dos garimpos. Como desdobramento, foi feita a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a ANORO.
Já nas cooperativas de reciclagem, a estratégia foi estreitar a aproximação com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER). Em reunião com o secretário adjunto Miriquinho Batista, definiu-se que o Sistema OCB/PA seria o responsável por levantar as demandas das cooperativas, em especial na área infraestrutural. Nas visitas do Presidente Itinerante, foi feita essa coleta de dados que já foram repassadas para a SEASTER que, em janeiro, dará o retorno sobre as informações.
Sobre o acesso ao crédito, a linha Crédito do Produtor da SEDEME foi oferecida para as cooperativas que necessitavam de maiores volumes de financiamento, principalmente para a instalação, ampliação e melhoramento do parque fabril. Duas cooperativas já tiveram os valores liberados: A CART, de Tailândia, recebeu R$ 498.016,00 e a COOASAFRA, de Floresta do Araguaia, recebeu R$ 636.862,50.
“Agradecemos a parceria do Governo do Estado que tem deixado suas secretarias à disposição para nos auxiliar no desenvolvimento do cooperativismo. O Conselho Estadual do setor foi uma das grandes conquistas de 2021 e temos a certeza de que essa parceria irá continuar no próximo ano”, afirmou o presidente Ernandes Raiol.
Em relação ao ramo educacional, que foi um dos mais afetados pela pandemia, o Sistema OCB/PA irá executar um projeto de comunicação e marketing para reposicionamento das cooperativas no mercado. A ação será efetivada no próximo ano, estruturada com vistas ao período de matrícula escolar. Para o ramo transporte, uma das conquistas foi a retomada do Sistema OCB/PA do cadastramento das frotas de veículos na ANTT.
Na área da comunicação, foi feita revitalização de marcas das cooperativas. Em relação às demandas contábeis, a Incubadora do Cooperativismo (INCUBCOOP) está prestando orientações e fazendo a assessoria administrativa, financeira e contábil de algumas singulares.
Sobre os serviços de monitoramento, foram executadas ações do PAGC, PDGC e GESCOOP. Um dos resultados efetivos foi a premiação nacional da UNIMED Oeste do Pará no Prêmio SESCOOP Excelência de Gestão, na categoria bronze. Foi a primeira da região norte a ser premiada. A SICOOB Cooesa também foi reconhecida no prêmio com destaque nacional na categoria "Busca pela Excelência".
Ainda foram realizadas ações de abertura de mercado para as cooperativas, orientações jurídicas e apoio em demandas trabalhistas, intercâmbios e capacitações profissionais nas mais diversas áreas demandadas.
“Nossa gratidão a cada cooperativista que nos recebeu de braços abertos. Sabemos que ainda há muito a ser feito no Estado e temos a certeza de que seremos os responsáveis por transformar o Pará em um lugar mais justo, desenvolvido e cooperativo”, conclui Raiol.

A força do cooperativismo paraense foi reconhecida nacionalmente. As cooperativas Unimed Oeste do Pará e SICOOB Coesa receberam respectivamente o troféu e a placa de reconhecimento conquistadas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021. A entrega foi feita durante o Jantar de Confraternização do Cooperativismo Paraense, na última semana.
A Unimed Oeste se tornou a 1ª cooperativa do estado a ser premiada a nível nacional por suas práticas de governança e gestão. Além disso, a SICOOB Cooesa se tornou a 1ª cooperativa do estado do Pará a conquistar um dos destaques nacionais na categoria "Busca pela Excelência".
O prêmio é uma iniciativa do SESCOOP que tem como objetivo reconhecer em nível nacional as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista. A premiação ocorre a cada dois anos e na edição de 2021, foram inscritas 310 cooperativas de todo o Brasil.
“O reconhecimento das cooperativas Unimed Oeste do Pará e SICOOB Cooesa na premiação mostra o elevado nível de competitividade dessas cooperativas, além de um trabalho excepcional em áreas voltadas para a profissionalização, a sustentabilidade e a perenidade do modelo de negócios cooperativista” destaca Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.
Na edição de 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, a Unimed Oeste do Pará, cooperativa do ramo Saúde foi premiada no nível Primeiros Passos de Excelência em Gestão, na categoria Bronze. Tal reconhecimento vem pelo fato de a cooperativa ter alcançado elevado índice de aderência dos seus processos de Governança e Gestão aos requisitos nacionais de Excelência para essas práticas gerenciais. A Unimed Oeste do Pará foi considerada premiada por ter alcançado a média de corte nacional no índice de excelência e por ter sido visitada pela Banca Avaliadora.
“O prêmio vem como um grande reconhecimento pelo trabalho que é realizado aqui na Unimed Oeste e também por toda a promoção da qualidade da empresa. Além disso, a participação no prêmio possibilitou o fortalecimento da nossa parceria com o Sistema OCB/PA, que oferece todo o apoio com programas e treinamentos que contribuem para que possamos oferecer produtos e serviços de qualidade”, conta Rosane Maia, Coordenadora de Gestão de Pessoas na Unimed Oeste.
O presidente da Unimed Oeste do Pará, Dr. Alberto Tolentino, enfatiza a conquista da cooperativa em ser a única do Norte a receber a premiação e destaca a responsabilidade de seguir na manutenção da qualidade em todos os processos da organização. “Receber essa premiação é a confirmação que estamos no caminho certo. Essa é uma conquista conjunta que envolve todos os colaboradores, cooperados e a rede prestadora. Ao mesmo tempo que é um orgulho para nós carregar esse selo, serve de incentivo para continuar o excelente trabalho que vem sendo feito na qualidade da cooperativa”, explicou.
Já a SICOOB Cooesa, cooperativa do ramo de Crédito, recebeu menção honrosa como Destaque Busca pela Excelência alcançada por sua dedicação e engajamento no processo de autoavaliação nos últimos anos para os seus processos de governança e gestão. A categoria reconheceu somente 10 cooperativas, sendo duas de cada região do Brasil. Na região norte, o estado do Pará conquistou o destaque com a SICOOB Cooesa. Para definir esse seleto grupo de cooperativas foi utilizada uma metodologia elaborada pela UFMG, onde foram analisados o engajamento e os índices das cooperativas inscritas no prêmio 2021, durante a sua jornada no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
“Esse reconhecimento é fruto de todo um trabalho que vem sendo construído nesses últimos 19 meses de nossa gestão, cujo objetivo é desenvolvermos eficiência operacional e qualidade em nossos processos. Para isso, todo esse trabalho descrito no PDGC nos faz buscar a melhoria contínua e tratar a excelência como um hábito, de forma profissional e consistente, com foco em inovação e no repensar constantemente nossos processos, a adequação às normas e boas práticas, sem perder nossa essência cooperativista e nosso foco comercial. Estamos muito felizes com este reconhecimento e vamos trabalhar em busca da conquista do prêmio. Nossa gratidão a todos da SICOOB Cooesa que trabalham de forma comprometida com nossos objetivos”, afirma Márcia Rejane Coutinho, presidente da SICOOB Cooesa.
Para a avaliação das cooperativas são analisados os resultados de Governança e Gestão do PDGC, que tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é desenvolvido pelo SESCOOP e é aplicado por meio de instrumento de autoavaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. O programa é realizado em ciclos anuais, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
“O maior diferencial das cooperativas premiadas é o nível de engajamento das pessoas, organização interna, padronização de processos, profissionalização de práticas gerenciais e nível de aderência aos requisitos de excelência em Governança e Gestão Cooperativistas”, explica Ticianny Barbosa, Técnica de Apoio Operacional do SESCOOP/PA.
Para essa conquista e o reconhecimento das cooperativas paraenses, o SESCOOP/PA participou ativamente a partir da realização do Programa de Gestão e Governança PA - 2021. No programa, foram promovidas as seguintes ações: Palestra de lançamento do Ciclo de Autoavaliação, que ocorreu em maio; Workshop de autoavaliação realizado nos meses de maio e junho; Inscrição no Prêmio Somoscoop Excelência em gestão no mês de junho; Semana de imersão em Governança e Gestão “Diagnóstico assistido” entre os meses de novembro e dezembro; Premiação do evento Somoscoop em dezembro.
“O SESCOOP/PA neste ano, teve uma atuação diferenciada junto às cooperativas. Iniciamos as ações com uma Palestra ministrada por uma das idealizadoras do PDGC, onde foi demonstrada a importância da ferramenta para melhoria dos processos nas cooperativas. Na sequência realizamos uma autoavaliação assistida, que foi realizada por um profissional que atuava no PDGC no Estado de Minas Gerais. Prestamos todas as orientações, fizemos o acompanhamento, incentivamos as cooperativas a participarem do Ciclo PDGC 2021, sendo que três cooperativas alcançaram pontuação para se inscreverem no prêmio, onde uma foi premiada e outra reconhecida”, completou Júnior Serra.
O presidente do Sistema OCB/PA destaca ainda a importância da conquista para o cooperativismo paraense. “Tal conquista mostra que nossas cooperativas buscam se aprimorar cada vez mais para ser um agente efetivo de transformação. Tudo isso em prol de uma sociedade mais alinhada às melhores práticas de justiça, cidadania, democracia, responsabilidade, além de estar preocupada com a coletividade e com a aplicação de valores e princípios que gerem resultados de alto impacto social, econômico, financeiro e ambiental que corroborem para o maior bem-estar, qualidade de vida e felicidade das pessoas”, afirma Ernandes Raiol.
Esta será a 1ª agência a atender a comunidade, de aproximadamente 2,5 mil habitantes; Distrito pertence ao município do Trairão, no Pará

Com quase 120 anos de história e mais de cinco milhões de associados no Brasil, o Sicredi dá continuidade em seu processo de expansão e inaugura nesta segunda-feira (20.12), a primeira agência no distrito de Bela Vista do Caracol, na região do Trairão (distante 1.380 km de Belém), no Pará.
Os moradores do distrito eram atendidos pelo Sicredi desde 2016, por meio da agência de Itaituba, mas tinham que percorrer 138 km para realizar as operações financeiras. O Distrito, que tem aproximadamente 2,5 mil moradores, contabiliza 500 associados, o que equivale a quase 2 associados para cada grupo de 10 pessoas. Por este e outros motivos, a cooperativa decidiu instalar uma agência no distrito e se aproximar ainda mais dos associados.
“A abertura da agência tem sido bastante comemorada pelos associados e pela população em geral do distrito. Esperávamos atingir um número mínimo de associados até o fim de dezembro, e este número já foi superado em mais de 15% antes mesmo da metade do mês. Isso demonstra a confiança e o prestígio do Sicredi na região”, destaca o gerente da agência do Sicredi em Bela Vista do Caracol, Eloir Luiz Amorim da Silva.
Localizada na Avenida Cascavel, esquina com a Rua Ginal Santos, a agência conta com o conceito smart, um modelo moderno que estimula a realização de negócios com uso de cartões e transações digitais, e que não opera com caixas presenciais, apenas eletrônicos. “A abertura da agência é uma forma de dar mais comodidade e segurança aos nossos associados, que precisavam se deslocar até outra região para ter acesso a determinados serviços”, reforça.
Esta será a 7ª agência inaugurada pela cooperativa em 2021, no total já são 40 agências no Pará e em Mato Grosso, com atuação em 26 cidades e seis distritos. “O cooperativismo é o motor que impulsiona grande parte do crescimento da economia de nosso país, e a Sicredi Grandes Rios é prova disso. Somos mais de 140 mil associados que acreditam no cooperativismo, na força da nossa economia e atendemos a indústria, o comércio, serviços, pecuária, agricultura, pessoas físicas e pessoas jurídicas, atendendo assim todos que acreditam no cooperativismo”, pontua o presidente da cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA, Paulo Roberto Schmidt.
"Para nós, dos Sistema OCB/PA, é um motivo de orgulho ver o crescimento que a cooperativa SICREDI Grandes Rios tem obtido no Pará, principalmente pelo desenvolvimento socioeconômico agregado à sua expansão. A sua chegada tem promovido a democratização do crédito, permitindo que regiões mais afastadas da capital possam ter acesso às soluções financeiras do cooperativismo. Contem conosco para continuar esse processo de expansão", reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

São Félix do Xingu e Eldorado do Carajás são os mais novos municípios a receberem as soluções financeiras da Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA. As cidades, que juntas somam mais de 160 mil habitantes, recebem um modelo de negócio cooperativo, onde associados e comunidade ganham juntos. As inaugurações ocorreram na última semana.
Com a entrega, a Cooperativa chega a 50 agências, em 39 municípios da sua área de atuação, sempre com objetivo de atender as necessidades dos seus associados e oferecer os benefícios do cooperativismo de crédito nas cidades em que está presente. As duas agências contam com ambientes amplos e receptivos, com áreas de convivência que refletem o foco da instituição no relacionamento com o associado. A ideia é que o diferencial cooperativo seja também estendido à experiência de atendimento financeiro.
O Presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA, Antonio Geraldo Wrobel, explica a importância da chegada da cooperativa à cidade e diz que o impacto vai além do lado econômico e atingirá também a área social com a implantação de projetos da instituição que começarão a ser desenvolvidos junto à comunidade.
“Estaremos mais próximos dos nossos associados oferecendo produtos e serviços financeiros a um preço justo, bem abaixo do praticado no mercado, além de estimular o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento da economia local, o que vai contribuir para aumentar os recursos na comunidade para fomentar as atividades econômicas. Além de disseminar o conhecimento sobre cooperativismo e educação financeira para apoiar as atividades das entidades locais no desenvolvimento de suas atividades”, afirma.
Em Eldorado do Carajás a agência está localizada na Rua Jacarandá, 64 – Centro.
Já a agência em São Félix do Xingu está localizada na Av. Rio Xingu, 166 - Novo Horizonte.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Celebrando o movimento de retomada do cooperativismo, o Sistema OCB/PA realizou na última quinta-feira (16) o Jantar de Confraternização do Cooperativismo Paraense. O evento ocorreu no Prime Hall e contou com a participação de diversos representantes de cooperativas, do Governo do Estado, de secretarias de prefeituras e parlamentares, além da presença de parceiros estratégicos. Na programação do evento foram apresentados os resultados das atividades do Sistema OCB/PA em 2021, o lançamento da 2° edição da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) e o prêmio SomosCoop.
“Este evento é um momento muito significativo e especial para o cooperativismo paraense, no qual todas as cooperativas poderão estar reunidas novamente para celebrar os nossos resultados e o que temos planejado para o futuro. Além disso, este é o momento de enaltecer tudo aquilo que o cooperativismo representa, porque somos o movimento que equilibra o social e o econômico, em uma relação onde todos ganham, e aqui em nosso estado trabalhamos para conquistar um Pará mais justo, desenvolvido e cooperativo”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

No evento de confraternização foram apresentados os principais resultados conquistados, envolvendo principalmente as ações do projeto Presidente Itinerante, que faz parte do Programa de Retomada do Cooperativismo Paraense (RETOMACOOP/PA). No geral, o Presidente Itinerante percorreu 13.024 km em todo o estado do Pará, totalizando 1.008 horas de trabalho, 122 visitas e 25.541 pessoas alcançadas. Em 2021, foram realizadas um total de 145 ações concluídas, além de 78 ações em processo de conclusão e 102 planejadas para 2022.
“Com o presidente itinerante conhecemos experiências fantásticas que a sociedade paraense como um todo precisa conhecer. Isso só foi possível a partir do momento em que fomos visitar in loco cada cooperativa. Nessas visitas foi possível identificar o potencial de desenvolvimento que o cooperativismo tem em todo o estado do Pará. Dessa forma, é preciso que a sociedade paraense enxergue o cooperativismo como uma ferramenta de desenvolvimento, uma vez que o cooperativismo é algo muito grande, mas que ainda não é percebido pela população geral em nosso estado”, expõe Júnior Serra, Superintendente do Sistema OCB/PA.

Homenagens
Durante a programação do Jantar, também foram realizadas homenagens em reconhecimento a personalidades que, ao longo da história do cooperativismo paraense, contribuíram para o seu desenvolvimento.
O Sistema OCB/SESCOOP/PA também homenageou: Valdecir Palhares; Erivaldo de Jesus Araújo, Norma Sueli Alves dos Santos; Raimunda Maria dos Santos; Carlos Antônio de Lima Amorim; Antônio de Jesus Vale Batalha; José Melo da Rocha; Ivan Saiki; Vera Lúcia Almeida de Alencar; Alexandre Von; o governador Helder Barbalho.
Os troféus entregues para os homenageados da noite foram produzidos pela Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA), que hoje congrega mais de 200 cooperados na região oeste do Pará. O material utilizado na produção é 100% nativo e certificado com o selo FSC, que atesta o bom manejo florestal.

Cooperativas de Destaque no Prêmio Excelência em Gestão
Durante a confraternização também foi realizada a entrega dos prêmios às cooperativas paraenses reconhecidas e destacadas nacionalmente pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021.
O prêmio é uma iniciativa do SESCOOP que tem como objetivo reconhecer em nível nacional as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista. Na edição de 2021, foram inscritas 310 cooperativas de todo o Brasil.
A cooperativa SICOOB Cooesa foi uma das 10 cooperativas no Brasil que receberam menção honrosa na categoria Destaque Busca pela Excelência. “Esse foi o primeiro passo para realização de um trabalho de excelência focado na gestão. Esse reconhecimento que recebemos é compartilhado com todos que fazem parte da SICOOB Cooesa, os nossos quase cinco mil cooperados, todo o nosso conselho de administração, a nossa diretora superintendente Andreia Almeida, além das nossas cooperativas irmãs do ramo de crédito. É importante destacar também que isso tudo foi possível com todo o apoio do Sistema OCB/SESCOOP/PA, que subsidiou diversos cursos de liderança e capacitação para os nossos cooperados e colaboradores”, destaca Márcia Ramos, presidente do conselho de administração do Sicoob Cooesa.
A cooperativa UNIMED Oeste do Pará recebeu reconhecimento no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A cooperativa do ramo Saúde foi premiada no nível Primeiros Passos de Excelência em Gestão, na categoria Bronze, se tornando a primeira cooperativa do Pará e da região norte a ser reconhecida nacionalmente. “A maior importância desse prêmio é o processo de qualidade que a gente passa com o nosso trabalho desenvolvido na Unimed Oeste. O prêmio também representa para o cooperativismo uma qualificação, uma melhoria de processos e uma profissionalização. Além disso, esse reconhecimento vem com o importante papel de incentivar todas as cooperativas a buscar a excelência e a cultura da qualidade em seus processos de gestão”, afirma Carlos Eduardo Antunes, gerente geral da UNIMED Oeste do Pará.
Prêmio SomosCoop Pará
O Jantar de confraternização também marcou o lançamento do Prêmio SomosCoop Pará, que pretende premiar boas práticas de governança, gestão e responsabilidade social adotadas por cooperativas paraenses com benefícios comprovados aos seus cooperados e às comunidades onde estão inseridas.
O Prêmio SomosCoop Pará será realizado anualmente, sendo feita a seleção de cooperativas para receberem do Sistema OCB/PA o título de “Cooperativa Destaque do Ano”, que busca reconhecer a criatividade, a visão e os resultados obtidos durante o ano. Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, poderá participar. As inscrições serão gratuitas, e ficarão abertas a partir de agosto de 2022. A cooperativa deverá participar de pelo menos um dos programas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará. sendo eles: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC); Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Dia de Cooperar (Dia C).
Como forma de aquecimento para a premiação que ocorre no próximo ano, foi realizado durante o jantar de confraternização o reconhecimento de cooperativas paraenses que ao longo da sua história contribuíram com programas de cunho social e que tiveram forte impacto na comunidade onde estão inseridas.
Uma das cooperativas reconhecidas foi a Sociedade Cooperativa de Trabalho em Educação Sóstenes Pereira de Barros (COOPSÓSTENES), que representou as cooperativas da região oeste que sediaram a primeira campanha do Dia de Cooperar no Estado, o maior movimento de voluntariado do país. No Pará, a COOPSÓSTENES recebeu a primeira ação do Dia C em 2014. Também se juntaram a essa corrente de voluntariado as cooperativas CAAM, COOPARUÃ, COPEREX, COOTAXI, CATARINA HUBER, COOPBOA, COOTPHSAN, COOPETAXI, COOMFLONA, UNIMED OESTE, UNIODONTO e UNIMED BELÉM.
Outra cooperativa reconhecida foi a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC). A cooperativa foi a primeira a abraçar o Programa COOPERJOVEM, que estimula a inserção do cooperativismo na grade curricular de ensino infantil. O programa é alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a Educação cooperativista, Educação empreendedora, Educação financeira e Educação ambiental.
A Unimed Belém também foi reconhecida por ter contribuído para o desenvolvimento socioambiental do estado a partir da participação em ações como o Laboratório de Informática do Cooperativismo (LABCOOP). A cooperativa médica realizou a destinação de computadores, periféricos e mobiliários para a estruturação física do laboratório, que fica localizado na sede do Sistema OCB/PA. Além disso,a Unimed Belém destaca-se com a sua participação desde a primeira edição, em 2014, do Dia C. Nas ações do Dia de Cooperar, a cooperativa tem oferecido atendimento médico à população e, durante a pandemia, distribuiu mais de 10 toneladas de alimentos às cooperativas que mais foram afetadas. Comunidades na região do Marajó também foram beneficiadas.
“Este reconhecimento é um alento importante para que possamos compartilhar com os nossos cooperados, os nossos funcionários e colaboradores, um projeto que iniciou lá atrás, bem pequeno, em que a gente consegue proporcionar um pouquinho de alegria e até mesmo de satisfação ao mais necessitado, então a gente sempre faz isso com muito amor e com muito carinho, pensando sempre no próximo e no espírito de coletividade” declara Robson Tadashi, diretor administrativo da Unimed Belém.
2° FENCOOP
No evento também foi apresentada a 2° Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), que irá ocorrer de 26 a 28 de abril de 2022, na Estação das Docas. A feira busca expor à população paraense os produtos e serviços de diversos segmentos econômicos do cooperativismo do estado. A segunda edição da feira vem com o objetivo de mostrar o que há de melhor quando o assunto é empreender coletivamente e pretende repetir o sucesso da 1° FENCOOP.
Para a segunda edição da feira, a expectativa é receber um público de aproximadamente 10 mil pessoas ao longo dos três dias, garantindo uma maior visibilidade ao segmento. Durante toda a programação, a FENCOOP proporcionará rodadas de negócio constantes entre potenciais compradores e as cooperativas, intermediadas por empresa especializada. Dessa forma, a feira é uma oportunidade especial para conhecer de perto os casos que apontam as cooperativas como a ferramenta social para solução de problemas econômicos.

O ano de 2021 foi um ano de muitos desafios, mas também de avanços. O Jantar de Confraternização e Retomada do Cooperativismo Paraense, que ocorre na próxima quinta (16), será um momento especial em que todas as cooperativas estarão reunidas novamente em Belém. Durante a programação serão apresentados os resultados das atividades do Sistema OCB/PA em 2021 e o lançamento das próximas ações estratégicas: a segunda edição da Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) e o prêmio SomosCoop.
Durante a programação do Jantar, também será feita homenagem em reconhecimento a personalidades que, ao longo da história do cooperativismo paraense, contribuíram para o seu desenvolvimento. Seguindo a nova atualização do protocolo sanitário estipulado pela Prefeitura de Belém, que determina o limite de 50% da lotação total do local, o evento possui vagas limitadas por cooperativa.
No evento de confraternização serão apresentados os principais resultados conquistados, envolvendo principalmente as ações do projeto Presidente Itinerante, que faz parte do Programa de Retomada do Cooperativismo Paraense (RETOMACOOP/PA). No geral, serão apresentadas as ações que foram executadas, as demandas levantadas, as atividades que foram cumpridas e as ações que estão sendo planejadas para o cooperativismo paraense em 2022.
Além disso, será apresentada a 2° Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) que está com a previsão de ocorrer em abril de 2022. A feira busca expor à população paraense os produtos e serviços de diversos segmentos econômicos do cooperativismo do estado. A segunda edição da feira vem com o objetivo de mostrar o que há de melhor quando o assunto é empreender coletivamente e pretende repetir o sucesso da 1° FENCOOP.
Outro importante momento do Jantar de Confraternização do Cooperativismo Paraense será o lançamento do Prêmio SomosCoop/PA. A premiação busca reconhecer as boas práticas de governança, gestão e responsabilidade social adotadas por cooperativas paraenses com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas, além de reconhecer as cooperativas que mais utilizam o Sistema por meio da solicitação de demandas de capacitação, de ações de treinamento, palestras e outras atividades.
Estarão presentes na confraternização representantes de todas as cooperativas ativas e regulares com o Sistema OCB/PA, representantes do governo do estado, de secretarias de prefeituras e parlamentares, além da presença de representantes do SESCOOP nacional e de parceiros estratégicos.
“O evento será um momento muito significativo e especial para o cooperativismo paraense, no qual todas as cooperativas poderão estar reunidas novamente. Esse momento também marca a apresentação de importantes resultados que obtivemos no ano de 2021, além de apresentar para todos os próximos passos do cooperativismo no estado do Pará visando o ano de 2022, entre eles a realização da 2° FENCOOP e o lançamento do Prêmio SomosCoop/PA, que se tornará permanente em nosso calendário anual de atividades”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.

A Cooperativa COOPASMIG realizou na última segunda-feira (06) a entrega da farinha de mandioca para o Comando Militar do Norte (CMN) da 8ª região, após ter sido selecionada em chamada pública. O edital objetivou a aquisição de alimentos para atender a nove Organizações Militares do Norte e o Comando da 8° Região Militar. A iniciativa é desdobramento das ações de Inteligência de Mercado Institucional, desenvolvidas pelo Sistema OCB/PA.
Essa é a segunda vez em que a COOPASMIG é classificada em chamada pública para o fornecimento de farinha de mandioca para o exército. A primeira ocorreu em 2019 e contou com o fornecimento de um total de 13 toneladas de farinha, já em 2021 foi fornecido um total de 15 toneladas.
Além do fornecimento de alimentos, a Chamada Pública realizada pelo exército tem o importante objetivo de incentivar o consumo e a valorização de alimentos produzidos pela agricultura familiar, bem como apoiar cooperativas e demais organizações da agricultura familiar, fortalecendo as redes de comercialização da região.
Para a classificação na chamada pública era necessário que os produtos alimentícios adquiridos fossem de produção própria dos fornecedores e cumprir os requisitos de controle de qualidade das normas vigentes, estando de acordo com a legislação estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“É muito gratificante poder estar fornecendo a farinha de mandioca da COOPASMIG para o exército mais uma vez. Em 2019, realizamos o fornecimento de 13 toneladas de
farinha, no qual o produto foi entregue seguindo todos os padrões de qualidade exigidos. Neste ano estamos realizando a entrega de duas toneladas a mais, totalizando 15 toneladas. Tudo isso foi possível com todo o apoio do Sistema OCB/PA, que possibilitou a participação da nossa cooperativa no processo de seleção”, afirma Maria Santos, presidente da COOPASMIG.
Segundo Maria Santos, a seleção da cooperativa na chamada pública vem como uma importante ferramenta para estimular os agricultores a produzirem cada vez mais e estarem sempre buscando desenvolver produtos com a ótima qualidade característica da COOPASMIG. Além disso, a conquista da chamada pública será fundamental para a construção de uma agroindústria da cadeia da mandioca, que está sendo realizada pela cooperativa e pretende viabilizar e melhorar a cadeia produtiva da mandioca na região.
“Recebemos com muita alegria a notícia de que a COOPASMIG foi novamente selecionada na chamada pública do exército, pois participar de um processo licitatório promove a inclusão econômica e social da agricultura familiar na região, além de fomentar uma produção de qualidade voltada para a sustentabilidade”, declara Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Os produtos regionais do cooperativismo paraense chegaram a Brasília. A reitora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Herdjania Lima, presenteou na última terça-feira (09), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, com uma cesta de produtos regionais produzidos por cooperativas do estado do Pará e que também estão presentes no Empório Cooperativista, localizado na sede do Sistema OCB/PA.
A cesta especial entregue ao Ministro da Educação contou com as geleadas produzidas pela CAMTA, a farofa de jambu da D’IRITUIA, o porta cuia da TURIARTE, a farinha de tapioca produzida pela COAPEMI, trufas e um tablete 65% da CACAUWAY, andiroba e sabonete produzidos pela COOPRIMA, saquinhos de tecido cru da COOSTAFE, abacaxi desidratado da COOASAFRA e a farinha d'água da COOPASMIG.
“Ficamos muito felizes com o gesto da reitora Herdjania Lima de levar um pouco das riquezas regionais que são produzidas pelo cooperativismo paraense, tanto para fora do estado quanto para um importante membro do governo federal. A cesta contou com produtos característicos do estado do Pará que são produzidos com excelência pelas nossas cooperativas e estão presentes aqui em nosso Empório Cooperativista” afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Além do Ministro da Educação, outras cestas com produtos regionais também serão entregues para as 27 unidades da OCB no Brasil e também para órgãos do estado do Pará.
Empório Cooperativista
O Empório Cooperativista reúne, em um só espaço, produtos de cooperativas de todo o Pará, mostrando a diversidade e qualidade do que é produzido pelo segmento. A vitrine fica localizada na sede do Sistema OCB/PA.
O espaço é pensado para divulgar e comercializar o que há de melhor em produtos das cooperativas paraenses. Os visitantes poderão encontrar artesanatos, cosméticos, mel, farinha, chocolates, bebidas, laticínios, biscoitos, doces, adubo orgânico, entre outros.
Três cooperativas paraenses se inscreveram para a premiação que ocorre no dia 7/12, às 17h, com transmissão no YouTube

Buscando fortalecer ainda mais o modelo de negócios do cooperativismo, o Sescoop Nacional realiza o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A premiação ocorre a cada dois anos e tem como objetivo reconhecer em nível nacional as cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio cooperativista. Este ano, cinco cooperativas paraenses participaram do ciclo de avaliação PDGC e três cooperativas se inscreveram para o prêmio, sendo elas: Unimed Belém, Unimed Oeste do Pará e Sicoob Cooesa. O Prêmio SomosCoop ocorre no dia 07 de dezembro às 17h e pode ser conferido no YouTube do Sistema OCB Nacional: https://bit.ly/3lIoM8y
Para a avaliação das cooperativas são analisados os Diagnósticos de Governança e Gestão do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. O Programa é desenvolvido pelo Sescoop e é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. O diagnóstico é realizado em ciclos anuais, visando a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Na premiação, as cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora receberão o Selo da Excelência. Entre as cooperativas com selo, serão premiadas aquelas que forem mais bem avaliadas. Além disso, entre as premiadas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita como Destaque Governança Cooperativista. Também serão escolhidas cooperativas das 5 regiões do Brasil para receberem o Destaque Busca pela Excelência, destinado às cooperativas ainda não premiadas, mas que se destacaram no processo de busca pela excelência em seus processos.
É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Vamos prestigiar as nossas cooperativas que estão representando o cooperativismo paraense para o Brasil todo. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.
Não percam! A premiação ocorre no dia 07 de dezembro às 17h e pode ser conferido no YouTube do Sistema OCB Nacional: https://bit.ly/3lIoM8y

O fortalecimento das centrais regionais é uma das principais estratégias para o desenvolvimento do ramo agro. Na última semana, ocorreu o Seminário da Central das Cooperativas de Produção Familiar da Região Amazônica (CUIA), com o tema “Intercooperação e a importância da central para o desenvolvimento das singulares”. O evento foi realizado em Parauapebas e contou com o apoio direto do Sistema OCB/PA, além do apoio de instituições parceiras como a DGRV, o IFPA, a Emater e a prefeitura do município.
Organizado pela CUIA, o seminário debateu os próximos passos para o desenvolvimento da Central, além de retomar as tratativas da CUIA que foram paralisadas durante a pandemia. Durante o seminário também foi dada continuidade às definições do Seminário Especial do Cooperativismo Agropecuário Paraense, que ocorreu em junho de 2021.
O primeiro dia de programação do seminário contou com uma apresentação sobre o histórico da CUIA e o seu status atual. Além disso, também ocorreu uma palestra com Silvio Giusti, consultor externo da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). Durante a palestra foram abordados temas como: A força da intercooperação; O papel da central no desenvolvimento das singulares; a responsabilidade das singulares para o desenvolvimento e sustentabilidade da Central; processo de adesão da singular à Central.
“Foi uma ótima experiência ter participado do seminário. O evento contou com um notável número de cooperativas presentes, que participaram ativamente durante o seminário. Além disso, foi possível perceber um bom relacionamento entre as lideranças, o que é muito importante no processo de constituição de uma Central” declara Silvio Giusti.
Ainda no primeiro dia, o seminário contou com a realização de uma oficina, na qual as cooperativas presentes puderam falar sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas por elas para se organizar e promover um desenvolvimento sustentável. A partir das informações levantadas na oficina, foi elaborado um plano de ação a partir da necessidade de cada cooperativa e da diretoria da Central.
Em seu segundo dia de programação, o seminário contou com a realização da assembleia geral extraordinária CUIA, na qual foi realizada a atualização do quadro de cooperativas participantes, que incluiu cinco novas cooperativas na Central. Na assembleia também foi realizada a eleição da nova diretoria da CUIA.
“Durante o seminário, falamos sobre as necessidades da intercooperação regional para o fortalecimento do cooperativismo para conseguirmos acessar e nos manter nos mercados institucionais e privados. Dessa forma, é muito importante juntar os administradores das cooperativas para debater os assuntos que são comuns para todos e também trocar experiências com os relatos de cada um. Além disso o seminário também vem com a importância de planejar ações futuras, pensar na continuidade dos projetos das singulares e da Central juntamente com a OCB/PA”, destaca Selma Santos, presidente da COOAFAC, cooperativa que se filiou a CUIA e também participou do planejamento, da organização e da realização do seminário.
Por fim, o seminário se encerrou em seu segundo dia com a visita na cooperativas: COOPER (Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região De Carajás); COOAPAIG (Cooperativa de Produtores de Leite e Derivados de Parauapebas) e COOEX (Cooperativa Dos Extrativistas Da Flona De Carajás).
“Um dos principais objetivos do seminário era fazer justamente com que houvesse um entendimento maior sobre o papel da Central e como ela pode apoiar as singulares na realização do desenvolvimento sustentável. Com isso, foi possível perceber também a importância de organizar ainda mais essa questão da formação de redes entre as cooperativas para que elas possam estar realizando então a intercooperação”, afirma Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
No total, participaram do seminário 13 cooperativas, sendo elas: COOMFAM; COOAPAIG; COOMAFI; COOAFAC; COOPRA; COOPFRA; COEX; CAMPPAX; COOMASJA; COOPER; COOASAFRA; COOPEFAM; COOASP.
CUIA
A CUIA foi fundada em 25 de julho de 2018 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do cooperativismo voltado à produção familiar pautada no desenvolvimento sustentável. Um dos eixos de atuação da CUIA é a formação e capacitação dos seus associados. Foi com esse foco que a Central realizou esse seminário, que contou com o apoio do SESCOOP/PA.
“O cooperativismo é um instrumento para viabilizar a permanência das pessoas em suas propriedades, com geração de renda e qualidade de vida. É um meio para fazer o diálogo sobre um desenvolvimento com inclusão, responsabilidade ambiental e social. Ao longo de 1 ano e meio de Central, o SESCOOP/PA vem nos auxiliando na capacitação de lideranças e de agricultores para ampliar o processo de conhecimento do cooperativismo e o seu papel no desenvolvimento do Estado”, enfatizou o presidente da Cuia, Milton Zimmer.

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e a Associação Nacional do Ouro (ANORO) assinaram na Sede do Sistema OCB, em Brasília, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implementar o Projeto Garimpo 4.0 nas cooperativas minerais situadas na Amazônia Legal, com foco na mineração responsável.
Em cerimônia presencial na casa do cooperativismo, ANORO, OCB e SESCOOP, foram representadas por seus respectivos presidentes, Dirceu Santos Frederico Sobrinho e Márcio Lopes de Freitas, que endossaram a convergência de interesses e propósitos das três instituições na valorização do garimpeiro e do fortalecimento da organização de sua produção através das cooperativas minerais.
A parceria pretende atuar em quatro eixos estratégicos: (i) ambiental, com foco na exploração mineral sustentável; (ii) gestão e governança cooperativa, para estruturar processos societários, administrativos, contábeis, de auditoria, comerciais e econômico-financeiro das cooperativas; (iii) controle e rastreabilidade da comercialização da produção do ouro; e (iv) identidade do garimpeiro, com orientação, assistência social e de saúde, humanização e valorização de sua atividade.
Assinatura ACT
Gilson Comboim, representante nacional das cooperativas minerais e presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (FECOMIN) e Amaro Salmo Rosa, presidente da Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP) também registraram presença no encontro. Eles reforçaram a importância da parceria para implementar o Projeto Garimpo 4.0, que irá auxiliar que os garimpeiros possam atuar de forma organizada, sustentável e com boas práticas comerciais, ambientais e trabalhistas, buscando sempre o aproveitamento mineral responsável de forma legal e sustentável.
O Sistema OCB/PA, representando o cooperativismo paraense, também se fez presente através do seu superintendente, Jorge Moura Serra Júnior, que enfatizou a relevância da parceria como um meio de fortalecimento do cooperativismo mineral, no sentido de contribuir para melhoria da gestão e organização da cooperativa. O dirigente endossou que assim, há uma oportunidade de trazer mais garimpeiros para a legalidade, além de conscientizá-los sobre as melhores práticas de garimpagem.
Em breve o texto do ACT e o Plano de Trabalho serão publicados no Diário Oficial da União.
Sobre a Anoro
A Anoro é uma entidade que visa a organizar, defender e representar os interesses do setor de ouro, através do estabelecimento de parceria e incentivos de órgãos governamentais, a fim de dirimir incertezas regulatórias no curso da cadeia produtiva do ouro.
A ANORO tem trabalhado nos últimos anos junto a órgãos de governo buscando melhorar a rastreabilidade do comércio de ouro no país, para tanto tem proposto a criação do cadastro digital do garimpo, a implantação de nota fiscal eletrônica para as operações com ouro, a definição mais clara e do conceito de ouro ativo financeiro, bem como da 1ª aquisição do ouro de garimpo por instituição aprovada pelo Banco Central do Brasil, como meio para assegurar maior segurança no percurso do metal até chegar ao Sistema Financeiro; e o combate aos responsáveis por práticas ilícitas no garimpo.

A Universidade de Alicante, na Espanha, tem aberto as portas da academia para um maior conhecimento sobre o cooperativismo paraense na Europa. A convite da instituição de ensino, o Sistema OCB/PA, por meio dos membros do Conselho de Administração do SESCOOP/PA participaram do 15º Congresso Internacional de Cooperativismo, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que também teve apoio do IFPA Castanhal. O presidente Ernandes Raiol apresentou as ações desenvolvidas na agricultura familiar cooperativista no Estado.
A programação ocorreu de 08 a 10 de novembro, reunindo acadêmicos e representantes do cooperativismo do Brasil, França, Equador, Portugal e Espanha para compartilhar as práticas cooperativistas em cada localidade. O presidente Ernandes Raiol ministrou a palestra “Desenvolvimento do Cooperativismo no Pará com ênfase na agricultura familiar. Desafios e progresso”. Apresentou-se o cenário das cooperativas agro e os resultados obtidos por meio de programas estratégicos, como a Matriz da Cooperação.
A realização do Seminário é fruto da parceria das instituições: Sistema OCEPAR e OCB/PA, IFPA Castanhal, Universidade Estadual do Paraná, Universidad de Alicante (UA), Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina da UA, Grupo de Investigações Desenvolvimento Rural e Empreendimentos Solidários na União Européia e América-Latina (Coodresuel), Universidade de Le Mans (França), Universidade Central e UTE, ambas do Equador. Colaborou ainda a Sociedade Cooperativa Corazón Verde (Espanha), Federação Valenciana de Empresas Cooperativas de Trabalho (Fevecta) e Integrada Cooperativa Agroindustrial (PR).
“Foram momentos bastante produtivos de diálogo e discussão científica, sempre com o objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento do cooperativismo. O Pará, inclusive, despertou o interesse dos acadêmicos, que já enxergam o potencial do segmento na transformação socioeconômica dos produtores. As cooperativas são um dos atores principais para a devida valorização do que é produzido na Amazônia”, reiterou Raiol.
A Universidade de Alicante, é uma instituição plural e acolhedora, com um dos melhores campi universitários do país. Possui cursos em todas as áreas do conhecimento, organizando-se em seis faculdades e uma Escola Superior Politécnica. A comunidade universitária consiste em cerca de 3.800 professores e pessoal administrativo. São mais de 32 mil alunos, sendo 2 mil estudantes estrangeiros.

Cerca de 60 mil alevinos da espécie Tambaqui foram soltos no Rio Jamanxim no último domingo (07) em Novo Progresso. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (SEMMA), contou com o apoio da Federação das Cooperativas dos Garimpeiros do Pará (FECOGAP). O objetivo foi conscientizar a população sobre a preservação do Rio Jamanxim, promovendo também o recolhimento do lixo às margens do rio.
Segundo João Maria dos Santos Secretário Municipal de Meio Ambiente, 60 mil alevinos foram soltos com ajuda de empresários da cidade. Dois contêineres de lixo foram recolhidos das margens do rio. O evento foi na Praia da Liberdade. “35 mil alevinos da espécie Tambaqui foram soltos neste local, outros 25 mil serão soltos no distrito de Vila Isol e na praia do Santa Julia”, disse João Santos.
O domingo foi festivo e teve coleta de lixo em gincana, as equipes se dividiram para recolher lixo às margens do rio, no final as equipes vencedoras receberam prêmios. A FECOGAP esteve representada no evento pelo seu diretor financeiro, Pedro Mello, que também é presidente da COOPERTRANS.
“Conscientes do nosso papel na preservação dos ecossistemas, decidimos também contribuir com a iniciativa na aquisição dos alevinos. Como cooperativas, cumprimos o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Mais uma vez mostramos que a pequena mineração está atenta às demandas socioambientais das nossas comunidades”, afirmou o presidente da FECOGAP, Amaro Rosa.

O jornal Valor Econômico divulgou nesta quinta-feira, 30 de setembro, no anuário Valor 1000, o ranking com os 50 maiores planos de saúde do país em 2021. O levantamento tem a presença de 32 Unimeds, representando 64% do total. A marca também está entre as top 20 seguradoras de Vida e Previdência, em ranking que inclui as companhias ligadas a bancos.
Quatro planos de saúde da Unimed figuram entre os 10 melhores. A melhor colocação é da Central Nacional Unimed, operadora nacional, em 6º lugar, seguida pela Unimed Rio (RJ), em 7º, e pela Unimed Belo Horizonte (MG), em 8º. O Top 10 tem ainda a Unimed de Porto Alegre (RS) em 10º. A Seguros Unimed aparece em outra lista, entre as 50 maiores de previdência e vida, em 18º lugar.
Os resultados do anuário são fruto da coleta, tratamento, tabulação e análise realizados pelo Valor, em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. A cerimônia da 21ª edição, realizada na noite de quarta-feira, 29 de setembro, apresentou as melhores empresas em 26 setores e o ranking das mil maiores companhias do Brasil.
O levantamento foi realizado mediante cenário que inclui os impactos da Covid-19 nos setores. Com destaque no ranking, a Unimed reforça o compromisso à assistência à saúde com o esforço para a continuidade das operações, aumento na oferta de leitos e equipamentos e expansão de serviços, entre outros investimentos no período.
Veja a lista de Unimeds no ranking:
6° - Central Nacional Unimed
7° - Unimed Rio (RJ)
8° - Unimed Belo Horizonte (MG)
10°- Unimed Porto Alegre (RS)
11°- Unimed Curitiba (PR)
12°- Unimed Campinas (SP)
13°- Unimed Fortaleza (CE)
14°- Unimed Seguros Saúde
19°- Unimed Goiânia (GO)
20°- Unimed Recife (PE)
21°- Unimed Vitória (ES)
22°- Unimed Belém (PA)
23°- Unimed Cuiabá (MT)
24°- Unimed Leste Fluminense (RJ)
28°- Unimed Grande Florianópolis (SC)
29°- Unimed Natal (RN)
30°- Unimed São José do Rio Preto (SP)
31°- Unimed João Pessoa (PB)
32°- Unimed Nordeste/RS (RS)
33°- Unimed Santos (SP)
34°- Unimed Londrina (PR)
35°- Unimed Ribeirão Preto (SP)
36°- Unimed Campo Grande (MS)
37°- Unimed Regional Maringá (PR)
38°- Unimed Maceió (AL)
39°- Unimed Fesp (SP)
43°- Unimed Sorocaba (SP)
44°- Unimed Uberlândia (MG)
45°- Unimed Juiz de Fora (MG)
46°- Unimed Bauru (SP)
47°- Unimed Blumenau (SC)
48°- Unimed São José dos Campos (SP)

Um dos principais canais de comercialização das cooperativas, as chamadas públicas da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) representam um mercado estratégico para o setor. Em reunião com o superintendente regional da instituição no Pará, Gilberto Silva, tratou-se sobre as perspectivas para as modalidades PAA CDS, PAA Formação de Estoque e PGPM-Bio.
Atualmente, as cooperativas já atuam com a modalidade PAA Compras com Doação Simultânea. Em 2020, 17 cooperativas foram contempladas com aproximadamente R$ 4 milhões em volume de comercialização. O objetivo da reunião foi verificar as demais modalidades que a CONAB atua para ampliar a participação do cooperativismo.
Uma das modalidades apresentadas foi o PAA Formação de Estoques, que oferece suporte financeiro à constituição de estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar, visando agregação de valor à produção e sustentação de preços. Os agricultores recebem os recursos, os produtos ficam estocados e são comercializados pelos agricultores em momento oportuno. Após a operação, o montante financeiro é devolvido ao Poder Público, com uma taxa de juros de 3 % ao ano.
Outra possibilidade é o PGPM-Bio. A CONAB apoia a comercialização de produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da Subvenção Direta a Produtos Extrativistas (SDPE), que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal.
A modalidade garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.
Como desdobramento da reunião, será celebrado termo de cooperação técnica entre a CONAB e o Sistema OCB/PA para trabalhar em conjunto a divulgação dos programas às cooperativas. A OCB/PA também apoiará na implantação da modalidade compras institucionais, por já atuar junto às Forças Armadas e Universidades, por meio da Inteligência de Mercado Institucional, verificando o que a CONAB adquire por meio da modalidade e apresentando os produtos que são comercializados pelas cooperativas.
"O alinhamento da CONAB com a OCB/PA permitirá um alcance maior das cooperativas que poderão ser beneficiadas pelos programas do governo federal executados por nós. Uma dos grandes dificuldades é a divulgação. A OCB/PA poderá ser uma grande parceira nesse sentido. Dá suporte aos gestores das cooperativas, o que contribui muito para que estejam aptas para apresentar projetos. As cooperativas são uma solução para o desenvolvimento do agricultura familiar no Estado. A maioria dos produtores não tem capacidade para crescer sozinhos. Com o cooperativismo conseguem se organizar melhor, compartilhar recursos materiais, tecnologias e informações. Com tudo isso, possuem uma maior produtividade e resultados melhores", afirmou o superintendente regional da CONAB.
Posteriormente, será programada reunião com as equipes técnicas das entidades para se apresentar o trabalho de articulação da matriz da cooperação, desenvolvida ao longo dos últimos seis anos. A CONAB também irá apresentar suas modalidades com maior riqueza de detalhes para que o Sistema OCB/PA possa entender, auxiliar e organizar os produtores envolvidos em cooperativas.
“Reiteramos nossos agradecimentos à superintendência regional da CONAB, que tem se mostrado um dos parceiros estratégicos para o desenvolvimento do cooperativismo paraense. Iremos articular para captação e qualificação de Emendas Parlamentares junto às Cooperativas e atuar em parceria nas ações no desenvolvimento do Cooperativismo Agropecuário Paraense”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Uma pesquisa realizada pela Doutora Zuleica C. Castilhos, que faz parte da equipe do Laboratório de Especialização em Mercúrio Ambiental (LEMA) do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), apontou que não há ocorrência de intoxicação por mercúrio em região garimpeira de Itaituba.
O estudo foi desenvolvido no distrito de Moraes Almeida, onde, primeiramente, houve a coleta urinária voluntária de 29 pessoas, mas que apenas 23 amostras foram analisadas. As demais, um total de seis, sofreram danos durante o transporte, e não puderam ser examinadas.
A coleta das amostras foi realizada de modo “stop”, ou seja, no horário possível e não a primeira urina da manhã (ou a urina de 24h), como é geralmente recomenda por ser mais confiável, uma vez que é mantido por cerca de 8 horas no organismo, não sofrendo diluição. Por isto, a mostra “spot” pode revelar menores teores do que a primeira urina da manhã.
Segundo a pesquisa, das amostras analisadas, todas apresentam dosagem que é considera normal, isto é, não mostram qualquer risco de ocorrência de intoxicação por mercúrio nas condições em que se encontravam. Entretanto, vale ressaltar, que o resultado da urina de uma criança ficou acima da média, onde foi recomendado uma nova coleta de urina e análise de mercúrio para confirmação do resultado.
Os resultados da pesquisa foram confirmados através de comparação de valores. Existindo os valores considerados normais, chamados de Valores Referenciais ou simplesmente VR para pessoas não expostas ocupacionalmente, e valores limites, chamados de Índices Biológicos de Exposição ou IBE, para exposição em situação ocupacional, ou seja, quem trabalha com mercúrio, como garimpeiros, queimadores e pesadores de ouro.
Nesse sentido, houve comparação com os valores da cidade de São Paulo (2007), onde os números normais para a população se mostram da seguinte forma: homens acima de 19 de idade o valor é de 17,9 µg/L, e para mulheres dessa mesma idade, o valor é 17,0 µg/L.
Nas amostras de Moraes Almeida, a média geral dos resultados ficou na faixa de 0,60 µg/L, sendo que o valor mínimo foi 0,03 µg/L e o valor máximo 1,5 µg/L. Desta forma, observa-se que valores estão bem abaixo da média nacional, mas isso pode ter ocorrido por conta da interferência em relação ao período de atividade dos garimpeiros, que não estavam 100% ativos no momento visitado.
O assunto em questão, foi tema da matéria veiculada no dia 30 de agosto, no Fantástico, a revista eletrônica da Globo, que vai ao ar todos os domingos das 21h às 23h, que mostrou como toneladas de mercúrio entram clandestinamente no país para abastecer garimpo de ouro, incluindo a região do Tapajós, em Itaituba.
Fonte: Portal Giro

A ação faz parte da campanha Sorriso por Sorrisos. O projeto movimentou as redes sociais com uma onda de solidariedade e alegria.
Com o slogan “Seu sorriso vale o sorriso de uma criança” a campanha promovida nas redes sociais envolveu internautas para participarem do projeto “Sorriso por Sorrisos”. Onde, cada foto publicada usando a tag da campanha foi revertida em um brinquedo para uma criança. Com isso, a cooperativa de médicos Unimed Oeste do Pará, somada à ajuda dos parceiros, reuniu o total de 550 brinquedos. A distribuição dos presentes começou a ser realizada ontem, 15 de outubro, no abrigo Reviver. As entregas continuam na manhã de hoje, 16 de outubro, na Instituição Amigos dos Anjos de Deus e no Projeto Criança Feliz. A ação se encerra na próxima semana presenteando as crianças atendidas na creche Seara e no abrigo CAARF.
O evento é alusivo ao Dia das Crianças e tem o intuito despertar a solidariedade nas pessoas. Além disso, incentivar para que as pessoas vivam de forma mais alegre expressando os sorrisos.
O presidente da Unimed Oeste do Pará, Dr. Alberto Tolentino, destaca a importância do sorriso na vida das pessoas e da campanha social que está presente nessa situação. “A ideia da ação é mobilizar as pessoas para a solidariedade e a cooperação. Acreditar de verdade que o um sorriso pode mudar o dia de alguém, e quem sabe, como é caso aqui, ser responsável pela alegria de uma criança,” explicou ele.
Há 35 anos a Unimed Oeste do Pará atua incentivando o desenvolvimento social. Por ser uma cooperativa, o modelo de negócio busca as transformações sociais que a atividade profissional desencadeia na sociedade. Além disso, enfatiza a responsabilidade social para o crescimento coletivo. Muito mais que uma empresa, a Unimed busca reforçar pilares cooperativista que valorizem a melhoria social contínua e que as pessoas possam se sentir acolhidas e a sociedade de uma forma geral seja beneficiada. Desse modo, a campanha social leva muito mais que brinquedos, leva esperança, é a extensão do que a empresa acredita, motivando para que esses pequenos continuem a sonhar e realizem seus sonhos.

Sorrisos, Solidariedade e Responsabilidade Social
As instituições beneficiadas foram selecionadas a partir dos impactos que causam na vida de crianças e adolescentes. O abrigo Reviver recebe crianças que estão em situação de vulnerabilidade social, definida como um dos primeiros locais de doação, o abrigo é um local de acolhimento e responsabilidade social.
O Abrigo CAAF acolhe imigrantes indígenas e brasileiros que precisam de moradia, oportuniza condições de vida, e por meio da solidariedade tem modificado a realidade dessas pessoas.
O projeto Criança Feliz é uma escolinha de futebol social que ajuda meninas e meninos através do esporte mais popular do país. Além de um incentivo a atividade física, a disciplina trazida pela prática do esporte traz sorrisos para as crianças, pais e responsáveis.
A Creche Seara (Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia) é uma entidade que atende crianças de 1 a 5 anos de idade, localizada no bairro de Santana. Acolhe inúmeras famílias com o intuito de ajudar na nutrição de crianças de baixo peso, sobrepeso e obesidade infantil, muitas delas de famílias de baixa renda.
A instituição Amigos dos Anjos de Deus é uma entidade não governamental, através das doações ajudam familiares e crianças que estejam passando por algum tipo de tratamento de saúde, grande parte dos beneficiados são pacientes oncológicos ou pacientes crônicos. Os voluntários do projeto já realizam as ações há 8 anos. É mais uma forma de trazer esperança às crianças.
Para que o projeto aconteça, a Unimed conta com o apoio dos parceiros Urbano Norte, Bioexata, Samed e Laboratório Celso Matos. Além dos médicos Leonardo Berreta, Luiz Bacelar, Valéria Saraiva, Ruy Lanhellas e Luiz Otávio.

Um aperto de mão representa bem mais que um gesto. É o entrelaçar de compromissos, união que vem garantindo o crescimento e o sucesso da Cooperativa Agroindustrial de Paragominas (Coopernorte). Há 10 anos, 33 apertos de mão tornaram uma grande ideia em uma realidade, hoje, responsável por mais de 50% da produção do município e detentora do posto de maior cooperativa de grãos da região Norte.
Participaram da cerimônia de comemoração o prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, a prefeita de Ulianópolis, Kelly Destro, prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade e outras figuras públicas que fizeram parte da história da cooperativa. Também esteve presente o presidente da Lar Cooperativa, Irineo Costa, que é a maior empregadora do país com 23 mil colaboradores.
"Está no nosso sangue ser desbravadores. É uma história de coragem e de superação. Não é só pelo dinheiro, mas o sonho de desenvolver nosso município em primeiro lugar. Vale a pena sonhar, sonhar bonito e grande. Foi o que fizemos. Foram muitas tempestades até aqui, mas vencemos. Agradeço a todos que contribuíram para que chegássemos até aqui", afirmou o presidente da Cooperativa, Basílio Carloto.
Fundada em 2011, por um grupo de 33 produtores rurais, a COOPERNORTE completou dez anos de atuação com a produção de grãos, sendo o milho, a soja, o milheto e o sorgo as principais culturas. A cooperativa é uma das maiores empresas do agronegócio estadual, presente em sete municípios e responsável por 30% da produção dos polos agrícola do sudeste e do nordeste paraense.
Em 2020, a receita bruta de vendas da cooperativa cresceu 18,3%, atingindo cerca de R$ 388 milhões. Já o patrimônio líquido teve um salto de 77%, totalizando R$ 42,8 milhões. O ano passado também fechou com um crescimento de 101% em ativos fixos (imobilizado) e um aumento de 74% em ativos totais. Ao final do exercício, o resultado (sobras líquidas) apresentado na AGO foi de R$ 18 milhões.
A cada ano, aumenta o volume de insumos e produtos agrícolas comercializados pela COOPERNORTE, sempre com o envolvimento e comprometimento dos sócios cooperados, proporcionando a geração de empregos diretos e indiretos e reforçando a importância da cooperativa na economia das regiões onde atua.

Dentro da história da COOPERNORTE, o Sistema OCB/PA participou diretamente dos debates da regularização fundiária para ter seu terreno liberado para instalação de silos. Também tem prestado apoio em orientação técnica e jurídica, assim como na formação profissional de gerentes, cooperados, colaboradores e da comunidade local de acordo com as demandas solicitadas. Desde 2018, o Sistema OCB/PA criou um programa estruturador específico para dar um suporte maior para a cooperativa no quesito capacitação, intercâmbios e formação profissional.
"A cooperativa tem se consolidado como uma das grandes referências não somente no agronegócio, mas também no Cooperativismo regional, provando que o trabalho coletivo dá certo quando feito com profissionalismo e seriedade. Estivemos acompanhando-a desde sua constituição e continuaremos apoiando em seu desenvolvimento, com a certeza de que nos próximos anos nos surpreender emos ainda mais com o estágio que alcançará", reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Como rege o princípio da gestão democrática, é na Assembleia Geral das cooperativas paraenses que se define os rumos do Sistema OCB/PA. Para participar e ter direito de voto, as singulares devem estar com seu registro regular até 31 de dezembro, considerando aspectos financeiros e documentais conforme versa regulamento interno. Verifique a situação da sua cooperativa e participe da AGO 2022 da OCB/PA.
No momento em que as cooperativas se filiam à OCB/PA, elas passam a realizar três contribuições ao sistema, sendo elas: a contribuição cooperativista, a contribuição confederativa e as taxas de manutenção. Tais contribuições são fundamentais para manter o bom funcionamento do cooperativismo paraense.
Em relação ao aspecto documental, as cooperativas precisam enviar anualmente ao sistema os seguintes documentos: ata de assembleia do conselho diretor vigente, ata de assembleia do conselho fiscal vigente, balanço patrimonial e a DRE do exercício encerrado, além do número de cooperados e número de empregados. Tal envio é fundamental para atualizar as informações referentes às cooperativas tanto no banco de dados da OCB/PA quanto da OCB nacional.
A regularidade das cooperativas está diretamente ligada ao Sou.coop da OCB nacional, que é o sistema de controle de registro das cooperativas do Brasil. Estando com todas as suas informações atualizadas, é possível que a cooperativa esteja no panorama do cooperativismo divulgado pela OCB nacional. Publicado anualmente para todo o país, o panorama é uma importante ferramenta para que a cooperativa ganhe espaço e também tornar possível que outras cooperativas venham a conhecer o seu trabalho, resultando em possíveis intercooperações.
A regularização também é de suma importância para que as cooperativas tenham acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema OCB/PA. “Trabalhamos conforme a demanda das cooperativas, seja de formação profissional, monitoramento ou promoção social. No entanto, mediante regulamento interno, as inadimplentes não podem ter acesso às soluções disponibilizadas pelo Sistema OCB/PA. Por isso, é importante sempre que busquem a sua regularidade. Estamos à disposição para auxiliá-las, buscando as melhores condições de negociação”, afirma Kelly Miranda, analista administrativo da OCB/PA.