No seu aniversário de 5 anos, a cooperativa comemora marcas expressivas como o primeiro lugar no ranking estadual das cooperativas do Sistema SICOOB
Limitação de agências, atendimento deficitário e poucas soluções financeiras. Acessar serviços bancários em Pacajá e região era um grande desafio há 5 anos. Foi o que motivou um grupo de 176 pessoas, entre empresários e produtores rurais, a constituir a cooperativa SICOOB Transamazônica. O que era um sonho se tornou realidade, hoje presente nos 144 municípios do Pará. Em apenas 5 anos, a singular cresceu 3.193% em número de cooperados, entrando no ranking das 100 maiores cooperativas nacionais do SICOOB.
Fundada em 17 de novembro de 2015, iniciou as operações em 4 de abril de 2016 e, em seu primeiro ano, possuía uma agência, 476 cooperados, R$ 6,7 mil de ativos, R$ 4,3 mil de operações de crédito, R$ 3,4 mil de recursos administrados e R$ 1,7 mil em capital social. Depois de 5 anos, a cooperativa chegou a 12 agências (+1.100%), 16.504 cooperados (+3.467%), R$ 62 milhões em operações de crédito (+1.341%), ativos totais de R$ 122 milhões (+1.720%) e R$ 11,4 milhões de capital social (+570%).
Atualmente, a cooperativa possui agências físicas nas cidades de Pacajá, Tucuruí, Novo Repartimento, Conceição do Araguaia, Marabá, Redenção e Santarém. Também possui 10 escritórios de negócios em Belém, Parauapebas, Tailândia, Breu Branco, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Altamira, Anapú, Canaã dos Carajás e Jacundá.
“O que nos motivou a constituir a cooperativa foi justamente o atendimento bancário tão inexpressivo na região. Como já conhecíamos o cooperativismo e o potencial que já alcançou em outros estados, reunimos o grupo para abrir um negócio diferenciado. Tínhamos um planejamento estratégico de, em 10 anos, chegar a 10 mil sócios. Em menos de 5 anos, ultrapassamos 15 mil”, comentou o presidente da cooperativa, Antônio Henrique Gripp.
A cooperativa passou do 485º lugar, de quando foi constituída, para ocupar o 94ª lugar no ranking nacional das cooperativas SICOOB. Em nível estadual, já é a maior cooperativa SICOOB em número de associados, correspondendo a 55% do total de 33.929 de cooperados ativos do Sistema no Pará.
"Desde que criamos a cooperativa, ela vem crescendo progressivamente, o que nos enche de orgulho. Com meus 97 anos, estou disposto a lutar enquanto puder com a satisfação de ver a cada ano nossa cooperativa ficar maior. Meu pai me disse aos meus 9 anos de idade que o melhor negócio no mundo era um banco. Para isso, não precisa de dinheiro. Precisa apenas de união. É o que estamos fazendo", enfatizou o vice-presidente do Conselho de Administração da SICOOB Transamazônica, Jahyr Seixas.
Na projeção de evolução, o planejamento estratégico busca alcançar os 100 mil sócios no aniversário de 10 anos de constituição. “É um projeto ousado, dada a força do empreendedorismo dos comerciantes do interior do Estado e a pouca atuação bancária. O desafio é grande, o projeto é grande, mas estamos caminhando para ser uma das maiores singulares a nível do Brasil”, reiterou Antônio Henrique Gripp.
A Sicoob Transamazônica trabalha com um portfólio completo de serviços financeiros. São mais de 100 produtos em expansão. Ela já foi constituída no regime de livre admissão dos associados, podendo se cooperar pessoas físicas ou jurídicas em qualquer segmento. A carteira é variada com linha de crédito rural, linha de credito pessoal, comercial, cartões, seguridade, previdência, produtos de investimento como poupança, capital social e RDC.
“Somos um dos estados menos financiados em atividades econômicas. Por isso é tão importante esse trabalho de democratização e de descentralização do crédito, com atendimento diferenciado e um portfólio diversificado de soluções financeiras. Sempre com o objetivo de levar a melhor condição ao nosso associado”, reiterou o diretor presidente da SICOB Transamazônica, Lucas Gelain.
De acordo com o Banco Central (BC), a SICOOB Transamazônica tem o maior projeto de inclusão financeira do Estado do Pará. Em 2019, o número de funcionários passou de 41 para 91. Em 2021, já são 107 colaboradores.
A receita total da cooperativa era R$ 9,8 milhões em 2018. Em 2019, o número passou para R$ 20,2 milhões, um crescimento de 105 9%. A principal fonte de receita são as operações de crédito correspondentes a 66,8% do total, um volume de R$ 13,5 milhões que representa um crescimento de 109,2% em relação a 2018.
“A SICOOB Transamazônica é uma cooperativa estratégica para o setor, porque mostra o potencial e a força de um empreendimento cooperativo genuinamente paraense, que se propõe a trazer competitividade comercial com os princípios diferenciados do cooperativismo. Continuaremos apoiando, seja na formação profissional, aprimoramento da gestão, quanto na articulação política, para auxiliar no ambiente adequado para o desenvolvimento da singular”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A maior crise sanitária da história do país impactou todos os setores da economia. Um dos mais exigidos, sem dúvida, foi o da saúde. Para auxiliar as cooperativas na gestão do negócio e a manter um serviço de qualidade, o SESCOOP/PA continuará investindo no aperfeiçoamento da diretoria e na qualificação dos cooperados.
O SESCOOP/PA já possui em seu planejamento para o ramo saúde 74 ações, beneficiando cerca de 8.200 pessoas em 7 cooperativas. Na área de monitoramento, a intenção é disponibilizar o Programa de Desempenho Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA) nas cooperativas UNIMED Belém e UNIMED Oeste do Pará, que já possuem níveis avançados de maturidade na gestão.
O objetivo é viabilizar aos dirigentes informações de forma rápida, fácil e confiável, garantindo o controle dos indicadores da cooperativa por meio da análise e acompanhamento dos resultados em tempo real. Tal ferramenta contribui para a maior transparência da administração, bem como à modernização e melhoria empresarial das cooperativas, auxiliando na melhoria da gestão.
“Faremos o acompanhamento por meio desse programa nacional que mede o desempenho econômico e financeiro. Em um período tão delicado como o que nós estamos vivendo, é indispensável a pronta-resposta de forma ágil, mas fundamentada. O GDA permite aos diretores ter esse cenário do próprio negócio de forma mais clara”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
Já na área de formação profissional, o SESCOOP/PA dará continuidade às ações de qualificação dos colaboradores e dos cooperados, para estarem ainda mais preparados ao desenvolvimento de suas atividades. Uma das ações estratégicas é o curso de Pós Graduação Latu-Sensu Urgência e Emergência Médico. O objetivo é aperfeiçoar médicos para atuação no modelo de Atenção Integral à Saúde (AIS), de acordo com os atributos da Atenção Primária de Saúde (APS) como reforço ao movimento de mudança do modelo assistencial. Estão sendo capacitados diretamente 32 cooperados.
São trabalhados módulos como a Medicina Centrada na Pessoa e Habilidades de Comunicação; Principais Motivos de Consulta e Linhas de Cuidado no Adulto; Principais motivos de consulta e linhas de cuidado na Mulher e na Gestante; Principais Motivos de Consulta e Problemas de Saúde no Idoso, na Criança e no Adolescente; Estudo de Casos Clínicos na Coordenação do Cuidado e em Problemas de Consulta.
Já em relação aos colaboradores, serão realizados 34 cursos, tais como Biossegurança e Higienização e Limpeza de área técnica, Legislação Trabalhista para Liderança, SIX SIGMA, FMEA Análise de modo e efeito da falha, Gestão de Estoque, Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), Rotinas de Suprimentos, Treinamento Prático de Cortes de Alimentos, Gestão à Vista, Elaboração de relatórios e indicadores de performance e o Workshop de Saúde Financeira.
“As demandas foram todas mapeadas. Algumas em especial, como o curso de Gestão das Emoções, só poderão ocorrer presencialmente. Existem outras ações que já estão sendo replanejadas para que se possa dar continuidade de forma online, como a Gestão para a Qualidade Total e a implantação do Programa 10S”, explicou o gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/PA, Diego Andrade.
O RAMO
O número de profissionais autônomos empreendendo por meio do cooperativismo no ramo saúde cresceu 259% desde 2018. Atualmente o segmento agrega 2.851 cooperados e 2.610 empregados. Estão atuando e devidamente cadastradas no Sistema OCB/PA 4 cooperativas: UNIMED Belém, UNIMED Oeste, UNIODONTO e COOPANEST Pará.
Em termos financeiros, as cooperativas têm contribuído de forma expressiva para a economia do estado, possuindo R$ 600 milhões de ativos totais, capital social de R$ 147,4 milhões e R$ 270 milhões de patrimônio líquido. O total de sobras, que é o resultado gerado no final de cada exercício e que pode ser dividido, conforme deliberação da assembleia, entre os próprios cooperados, chegou a um total de R$ 4 milhões.
Os serviços prestados pelas cooperativas são: consulta, ambulatorial, urgência e emergência, planos de saúde, cirurgias e unidades físicas (hospitais conveniados e hospitais próprios). Cerca de 25% atuam com abrangência em todo o estado e no país e todas conseguem cobrir atendimento a todo o município em que está inserida.
“O Ramo Saúde é fundamental, até mesmo para todo o sistema cooperativista no Pará. Não somente pelo serviço fundamental que presta a toda sociedade no cuidado à saúde do paraense, mas também na contribuição que gera para o fortalecimento das demais cooperativas de pequeno porte. Por isso, é importante sempre apoiar e investir no ramo saúde”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
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No mercado há sete anos, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOLETTAR), de Canaã dos Carajás, manteve a mesma quantidade de produção durante a pandemia, entre 44 e 49 toneladas coletadas mensalmente. Por outro lado, viu a valorização desses materiais crescer em cerca de 50% ao longo do último ano.
Produtos como o papelão, o plástico e o papel passaram a ser comercializados a R$ 1,20 por quilo, enquanto antes a unidade era vendida por R$ 0,45. Os 15 cooperados fazem a coleta desses materiais nas ruas que são trazidos para o galpão, onde é feita a triagem, ou seja, a separação dos resíduos, e posteriormente o enfardamento para a venda às indústrias.
“Esse é o ciclo de vida dos produtos. Coletamos papelão, plástico e papel que podem se transformar em brinquedos, agendas, lapiseiras, sacolas para supermercados, voltam a ser caixas de papelão, entre outras mercadorias”, afirma a presidente da COOLETTAR, Valéria da Silva.
Com os gastos estáveis e o faturamento maior, a cooperativa conseguiu se manter bem ao longo deste período de crise econômica para vários segmentos. Ainda de acordo com a presidente da cooperativa, um dos pilares desse desenvolvimento também está no modelo de trabalho cooperativista, em que todos os cooperados se ajudam mutuamente em busca de resultados.
“A gente faz o trabalho em conjunto para conseguirmos uma quantidade de resíduos melhor, vender e, consequentemente, ter uma remuneração melhor. Quem faz o nosso salário somos nós. Então o cooperativismo ele é bom porque todo dia podemos melhorar um pouco, porque vamos tendo a visão estratégica de como trabalhar, com ideias inovadoras. Cooperativismo é tudo pra nós, é uma visão de crescimento”, finaliza.
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Para dar continuidade à formação profissional das cooperativas, mesmo durante a pandemia, o SESCOOP/PA está ofertando uma grade de capacitações online do Módulo Doutrinário do Cooperativismo. São quatro cursos no total, todos com emissão de certificado e inscrições gratuitas. Caso sua cooperativa tenha interesse em fechar uma turma exclusiva, também é possível agendar data.
Os cursos têm carga horária de 4 horas por dia, certificação de conclusão, e são acompanhados por técnico do Sistema. Segundo Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, essa modalidade veio para ficar. “Por cultura nossa, pelo gosto que nós temos em estarmos todos juntos, acabávamos não priorizando a implantação desse formato virtual. Hoje, esse pensamento já não cabe mais. Estamos ampliando cada vez mais os nossos paradigmas e contamos com a participação e apoio das cooperativas”, ressalta.
Os cursos serão transmitidos da Casa do Cooperativismo, sede do Sistema OCB/PA em Belém, via Microsoft Teams, uma das plataformas mais seguras do mundo. Para participar é necessário se inscrever e comparecer ao curso. Raiol enfatiza ainda que esse novo formato irá facilitar a formação de turmas. “Já vivenciamos casos de cooperativas que tinham dificuldade de compor turma mínima, com o Online, será possível congregar várias cooperativas, trocar experiências e soluções inovadoras, intercambiar nossas expertises e – com isso – fortalecer ainda mais o cooperativismo”, completa.
Outro aspecto importante, é que por meio da participação dos cursos, capacitações e treinamentos, o Sistema OCB/PA consegue monitorar as cooperativas, analisar e convidá-las para participação de projetos específicos, investir em algum programa especial, como o de Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (Gescoop), que traça um planejamento estratégico centrada na viabilidade, metas e perfil da própria cooperativa. “A cultura cooperativista é algo que precisa ser alimentado e esse alimento se chama educação. Cada gestão possui um nível de maturidade. Quanto mais capacitada, mais maturidade e condições de crescimento as cooperativas terão.”, finaliza Raiol.
Confira o cronograma de cursos e faça já sua inscrição!
Inscrições: http://bit.ly/InscriçõesCURSOS
Mais informações: 91 9346-9466 -
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Com o início da pandemia, todas as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), que antes eram realizadas apenas presencialmente, tiveram que ser adaptadas. Pensando nisso, o Sistema OCB/PA comprou a licença de uma plataforma online para a realização das AGOs, que são uma obrigação anual de todas as cooperativas, exceto das de crédito.
“Devido à pandemia, no ano passado, houve a instrução normativa do DREI - Departamento de Registro Empresarial e Integração - número 79, de 14 Abril de 2020, que veio instituir a possibilidade de realização das assembleias de forma semipresencial, ou seja, algumas pessoas no local de realização da AGO e o restante de forma virtual; e veio trazer, também, a possibilidade de realização totalmente virtual, com cada participante em ambientes separados, realizando essas assembleias.”, afirma Diego Andrade, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/PA.
A plataforma escolhida pela OCB/PA foi a “Microsoft TEAMS”, onde é possível não apenas realizar as reuniões, mas também proporcionar treinamentos e uma variedade de cursos online, além da configuração que possibilita a gravação das transmissões. Com a licença, muitas cooperativas solicitaram o sistema, o que levou a OCB/PA a iniciar, este ano, a capacitação das cooperativas, em relação ao uso da plataforma.
“Primeiro foi necessário capacitar a nossa equipe, para que a nossa equipe pudesse estar ciente de como auxiliar na condução da assembleia junto à cooperativa e, posteriormente, capacitar um operador da cooperativa para a condução e utilização da plataforma. Orientamos sobre todo o funcionamento, sobre os processos de votação, de apresentação dos materiais, aceitação de pessoas nas reuniões, entre outros. Todos os procedimentos necessários para que a assembleia seja realizada da melhor forma possível.”, reitera.
Para reforçar esse treinamento às cooperativas, o Sistema OCB/PA ainda preparou um tutorial, onde é ensinado o passo-a-passo do uso do aplicativo, desde o download, que pode ser feito gratuitamente, em sua versão completa, em aparelhos Android e IOS. O conteúdo está disponível no site e nas redes sociais da OCB/PA.
“Realizamos as capacitações e acompanhamos as assembleias para o cumprimento legal e também para qualquer necessidade de suporte técnico na utilização da plataforma. Estamos à disposição de todos para prestar todo o apoio necessário.”, afirma o Presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Lembrando que as AGOs devem ser realizadas até esta quarta-feira, dia 31 de março. Se você ainda possui alguma dúvida sobre a funcionalidade do sistema ou precisa de acompanhamento técnico para a sua assembleia, é só mandar e-mail para
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