
Pacajá, Paragominas, Santarém, Bom Jesus do Tocantins, Parauapebas e Canaã dos Carajás são alguns dos municípios beneficiados pelas ações do Sistema OCB/PA nesta semana. ✅
Segue-se a mobilização para o Encontro de Pesquisadores do Cooperativismo Paraense. O prazo para submissão de trabalhos foi estendido até 15 de março. Não perca! ?
• Inscrições: https://sigaa.ufra.edu.br/…/ex…/visualizacaoAcaoExtensao/391
• Submissão de Trabalhos: https://sigaa.ufra.edu.br/…/ex…/visualizacaoAcaoExtensao/412
• Normas de Resumo Simples: bit.ly/2SmKf7z
• Normas de pôsteres: bit.ly/39eL2hH

O maior evento de cooperativismo da Amazônia, a Fencoop, foi destaque essa semana no Jornal Diário do Pará. Para esta 2ª edição, o Sistema OCB/PA está com grandes parcerias e uma programação imperdível, que incluí o 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo e o Seminário Internacional do Cooperativismo Agro.?✍
#2fencoop
#somoscoop
A coluna Mauro Bonna do último domingo, 23, destacou a importante participação da Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Coopoam) na Biofach, a maior feira de orgânicos do mundo, que ocorreu na Alemanha. ????
Já o jornal Diário do Pará e o portal Roma News reforçaram que o prazo para submissão de trabalhos no 1º Encontro de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) foi prorrogado até o dia 10 de março. Não perca o prazo. Participe! ?
• Inscrições: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/391
• Submissão de trabalhos: https://sigaa.ufra.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/412
#JornalDiáriodoPará #PortalRomaNews #Coopoam #Biofach #EPPC
O cooperativismo é mais que um negócio, é uma oportunidade presente em 100 países, que gera mais de 250 milhões de empregos e congrega 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, até 2018, éramos 14,6 milhões de cooperados distribuídos entre cerca de 6 mil cooperativas.
E para conhecer e/ou participar mais de universo cooperativismo, o Sistema OCB lançou a plataforma Sou.Coop, que visa ser o maior banco de dados do cooperativismo brasileiro. As cooperativas de todo o Brasil devem se cadastrar ou atualizar os dados nessa nova plataforma. Após esse cadastro ou atualização, terão acesso a uma série de produtos e serviços voltados para o segmento cooperativista.
O prazo para registro vai até o dia 8 de maio.
Veja o vídeo criado especialmente para apresentar o Sou.Coop, clique aqui.

Reunião com a direção do IFPA Castanhal para fazer o convite oficial do EPPC. Um dos desdobramentos será a criação de uma revista científica do cooperativismo paraense que será organizada pelas universidades apoiadoras do Encontro. Os projetos apresentados e selecionados serão publicados na Revista.
Texto: Wesley Santos

Acolhimento e segurança. Essas são as palavras-chaves que resumem a Unimed Batista Campos, que há 12 anos, funciona como uma das três unidades de pronto atendimento 24h da Unimed Belém. Em geral, são realizados 12 mil atendimentos por mês e chegou a ter um índice de satisfação de 98%. A alta taxa de resolutividade também chama a atenção, já que nesse universo de 12 mil atendimentos, apenas 40 seguem para internação hospitalar.
Com o propósito de prestar atendimentos de urgência e emergências para as especialidades ortopedia e traumatologia, clínica médica e pediatria, possui suporte para observação adulto e pediátrico, com um total de 38 leitos. É a única dos pronto atendimentos a ter essa estrutura pediátrica na operadora. Também possui laboratório e diagnóstico por imagem 24h e eletivo, um posto da Unimed Urgência, que disponibiliza ambulâncias para buscar em domicílio, fazer transporte interhospitalares e uma UTI móvel. Tudo para que as pessoas se sintam seguras.
“É uma unidade muito especial para nós. Chegamos a bater 98% de satisfação do cliente. É uma unidade em que trabalhamos muito a humanização, o sorriso, o bom dia, boa tarde, boa noite para todos. Trabalhamos com carinho essa parte do paciente ficar bem, dele se sentir em segurança”, afirma Renata Berbary, Administradora 1 da Unimed Batista Campos, que atua na operadora há 13 anos.
A Administradora ressalta ainda o compromisso com o desenvolvimento da Cooperativa. "É perceptível o crescimento a cada dia. A Unimed é uma cooperativa que investe muito, tanto na infraestrutura quanto no capital humano. A atual diretoria tem um estilo de gestão que investe para que nós tenhamos maior conforto, maior qualidade e estejamos sempre em uma melhoria contínua”.
Valorização
Manuela Queiros é assistente administrativo 1 da Unimed Batista Campos, está há 7 anos na empresa e conta que sempre desejou laborar na Cooperativa. “Trabalhar aqui é a realização de um sonho todos os dias. O meu sonho era entrar na Unimed por causa do uniforme. Eu o achava lindo e dizia para mim mesma que um dia eu iria usá-lo todos os dias. Depois veio a minha primeira promoção e os sonhos foram aumentando. A Unimed investe também nos colaboradores, sempre estamos fazendo algum curso, alguma capacitação e eu também estou investindo em mim, faço curso de Administração, porque eu sei que aqui há várias possibilidades de crescer e ser valorizada. O meu objetivo é chegar a um cargo de liderança”, adianta.
A médica intensivista pediátrica e cooperada, Luciana Aleixo Batista, está há 21 anos na cooperativa e há 12 na Unidade Batista Campos. “O maior ganho aqui é a valorização do cooperado. Somos bem reconhecidos, somos bem tratados e isso resulta em um bom atendimento para os pacientes. A humanização é um dos nossos pontos mais fortes aqui na Unidade”, ressalta.
Veja os serviços disponíveis:
Serviço: A Unimed Batista Campos está localizada na Trav. Presidente Pernambuco, 388, Bairro Batista Campos. Belém. Pará.
Tel.: 4009-5700

O município de Capitão Poço também estará representado no 1° Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC). Os alunos e professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) do município irão se mobilizar para vir de caravana para Belém. A programação do 1º EPPC será no dia 02 de abril, durante a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), reunindo os principais pesquisadores do segmento. A submissão de trabalhos segue até o dia 10 de março, na plataforma disponibilizada pela UFRA.
Texto: Wesley Santos
Turmas formadas exclusivamente por dirigentes, cooperados e colaboradores de cooperativas terão um desconto especial de 40% no curso de MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 13 de março por meio de formulário online, que deve ser preenchido e enviado para o e-mail
Além do formulário, será necessário cópias digitalizadas do RG, CPF, certidão de casamento (se houver, histórico de conclusão do ensino médio e diploma de graduação do participante. O foco do curso é aprimorar a performance das lideranças cooperativistas. Parte do pressuposto de que as instituições no contexto atual requerem uma liderança corporativa profundamente comprometida com seus princípios e valores e uma gestão institucional moderna.
Foi pensando nisso, que o Sistema OCB/PA fechou essa parceria com o Instituto Franklin Covey. Capacitação da gestão da cooperativa é um ponto chave para o desenvolvimento do modelo de organização. Franklin Covey Brasil é uma organização voltada para a melhoria da eficácia corporativa e pessoal. Desde 2000, a instituição já aplicou treinamentos em cerca de 150 das maiores organizações do país, utilizando uma metodologia baseada em princípios, que transformam estas organizações de dentro para fora, tornando-as altamente eficazes.
Para mais informações: (91)9.9346-9466.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou o projeto de lei nº 8.993/2020, de autoria da deputada Paula Gomes, que declara e reconhece, como de “utilidade pública” para o Estado do Pará, a Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (Cooprima). A iniciativa possibilita o acesso a emendas parlamentares para desenvolver os projetos da cooperativa junto ao município de Primavera e região dos Caetés.
Segundo o projeto, a lei habilita a Cooperativa a receber “incentivos de qualquer natureza, através de convênios e/ou parcerias com órgãos do poder público estadual em projetos sociais, econômicos, culturais, profissionalizantes, desportivos, ambientais e outros eventos de inclusão social”.
A presidente da Cooprima, Joelma Trindade, destaca que a principal demanda da singular, em relação ao eixo da parceria junto aos parlamentares, é a criação de uma agroindústria de processamento de polpas de frutas. “O nosso maior gargalo é que não temos uma agroindústria para beneficiar o produto, então a gente fica só produzindo e vendendo a mercadoria ‘in natura’. Com a agroindústria, esse processo vai passar por nós, o que vai aumentar consideravelmente a capacidade produtiva”, diz.
O projeto de lei da deputada Paula Gomes parte do entendimento de que, transformando a Cooprima em uma entidade de “utilidade pública” para o Pará, a cooperativa pode impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, não só no município de Primavera, mas também na região dos Caetés. Atualmente, a cooperativa possui cerca de 50 pequenos produtores associados, além de Primavera, nas cidades de Capanema, Pirabas, Quatipuru e Santarém Novo.

Os interessados em participar ou em submeter trabalhos no 1º Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo (EPPC) já podem realizar suas inscrições por meio de plataforma disponibilizada pela UFRA. A programação ocorre no dia 02 de abril, durante a Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP), reunindo os principais pesquisadores do segmento. O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 10 de março com premiações para os três primeiros colocados.

A Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Coopoam) foi uma das selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para representar o Brasil na missão comercial à Alemanha. A ação ocorreu entre os dias 12 e15 de fevereiro. Na ocasião, a Coopoam apresentou as amêndoas fermentadas de cacau orgânico “in natura” na maior feira de orgânicos do mundo, a Biofach.
A Biofach ocorre anualmente há 27 anos. O evento oferece a empreendimentos amplas oportunidades de contatos comerciais, negócios e abertura no mercado alemão e europeu. Na feira, os expositores apresentam seus produtos, promovem degustações, recebem visitantes, encontram fornecedores e compradores e participam de rodadas de negócios. Em 2019, cerca de 52 mil visitantes de 144 países estiveram presentes nos dias de feira.
Para escolher a delegação brasileira, o Mapa abriu seleção onde diversas cooperativas do Brasil inteiro no ramo da agricultura familiar se inscreveram. Dessas, 10 singulares foram selecionadas. Representando o Pará, a Coopoam, de Medicilância, capital nacional do cacau, conseguiu importantes contatos. Magda Vronski, sócia e engenheira agrônoma da cooperativa, destacando a importância da participação no evento que possibilita uma grande abertura de mercado.
“Quem não aparece não cresce, principalmente no mercado de exportação, e é nesse sentido que esse evento é de fundamental importância para as cooperativas. Não chegamos a fechar negócio, mas saímos de lá com 22 contatos de possíveis compradores. Sem a feira, eles não saberiam que é a Coopoam e nem a qualidade do nosso produto. A possibilidade de expansão de mercado é enorme”, enfatiza Magda.
Fundada em 2006, a Coopoam é um exemplo onde cooperativismo deu certo. Atualmente, ela conta com 31 associados, atuando sobretudo na produção das amêndoas fermentadas de cacau orgânico “in natura”, um dos diferencias da cooperativa. Ao todo, entre fornecedores, colaboradores, cooperados e parceiros, a Coopoam beneficia cerca de 70 famílias, movimentando a economia e gerando renda em Medicilândia e região.
“A qualidade dos nossos produtos tem tudo para se destacar ainda mais no mercado alemão. O Brasil e o Pará são referência mundial na produção cacaueira e nesse sentido a Coopoam cumpre um papel fundamental. Seguiremos auxiliando na articulação política para garantir a participação das cooperativas paraenses em eventos como esse, que podem impulsionar a produção e a comercialização dos produtos cooperativistas”, enfatizou Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.


Uma semana ímpar para o cooperativismo paraense. O presidente Ernandes Raiol fará uma nova visita aos deputados federais paraenses. ?✅ Em Belém, o Sistema reunirá com o Mapa para tratar sobre certificação de produtos agropecuários para cooperativas. ???Também terá prosseguimento as etapas de seleção e módulo de aulas do Programa Aprendiz Cooperativo. Essas são apenas algumas das ações desta semana. Confira nossa agenda completa. ?
#agenda
#somoscoop
Foi uma semana intensa. A OCB/PA Itinerante reverberou em Santarém e em Itaituba com o atendimento e esclarecimentos para as cooperativas e com os eventos paralelos do Ciclo de Palestras “Jucepa 100% Digital” e do Seminário do Cooperativismo Mineral.
As boas notícias do cooperativismo de crédito também foram destaque no final de semana no Jornal “Diário do Pará”. No Jornal “O Liberal”, a Semana do Cooperativismo proposta pela Deputada Estadual e presidente da FRENCOOP/PA, Nilse Pinheiro, mostrou a importância do setor para a economia e sociedade paraense.
Ao todo, estima-se que há cerca de 150 produtores do segmento na região dos Carajás. O cooperativismo, que é uma das alternativas para organizar e desenvolver a atividade econômica, foi apresentado aos apicultores em encontro promovido pela Vale em Parauapebas com participação do Sistema OCB/PA. Debateu-se sobre a construção de estratégias para desenvolver as atividades ligadas ao mel na região sudeste do Estado.
O Encontro reuniu representantes do Governo do Estado, das prefeituras de Parauapebas e Canaã dos Carajás, de entidades ligadas ao fomento da atividade na região sudeste do Pará e da Vale. A iniciativa visa contribuir de forma ainda mais efetiva para a diversificação econômica na região sudeste do Pará, por meio do incentivo a grupos que já atuam no fortalecimento da produção e comercialização do mel.
Um desses grupos é a Associação Filhas do Mel da Amazônia – AFMA, de Parauapebas. Formada por agricultores familiares, de maioria mulheres, a associação, que já está em processo de constituição de uma cooperativa, atua principalmente nos ramos da apicultura (criação de abelhas) e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).
A técnica operacional do Sistema OCB/PA, Flávia Gil, está acompanhando esse processo. A AFMA inclusive foi objeto de estudo no trabalho de mestrado de Flávia, que analisou a atividade de meliponicultura e o protagonismo das mulheres na região de Carajás. O projeto foi premiado na Universidade de Alicante, da Espanha, em intercâmbio promovido pelo Sistema OCB/PA em novembro do ano passado.
“Para mim, como pesquisadora, esse Encontro veio fortalecer as problemáticas e objetivos do meu projeto, mostrando a necessidade da união dos produtores, inclusive por meio do cooperativismo, para viabilizar a produtividade, construção de redes de contato e, assim, possibiliar avanços. É importante também destacar o papel das mulheres como empreendedoras, que demonstra o protagonismo e o potencial para gestão de negócios sustentáveis delas. O Sistema OCB/PA pode ser uma instituição alavancadora do desenvolvimento econômico da região”, enfatizou Flávia Gil.

Menores custos de fiscalização, maior agilidade de processos e acompanhamento são alguns dos fatores considerados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que reforçou a importância das cooperativas na organização social dos garimpeiros. A entidade irá priorizar o segmento no processo de regularização da atividade garimpeira. Os resultados foram apresentados no Seminário do Cooperativismo Mineral ocorrido na terça (11), em Itaituba.
Atualmente, a principal demanda dos garimpeiros é a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) por meio dos editais de disponibilidade que devem ser publicados pela ANM. A agência separou 1883 processos para executar um projeto piloto de regularização do Tapajós.
De acordo com o Assessor da Diretoria-Geral da ANM, Ricardo Parahyba, o prazo para conclusão do projeto é cerca de um ano. Durante sua apresentação no Seminário, ele destacou que o formato coletivo é a melhor alternativa para organização da baixa garimpagem.
“Já se observou que o melhor modo de atuar com os garimpeiros é mediantes as cooperativas. O trabalho desenvolvido individualmente, pela nossa experiência, não tem se mostrado interessante. Nosso objetivo para o programa de regularização é que este seja feita priorizando as cooperativas. Temos bons exemplos de cooperativas bem atuantes como a COMIDEC. A participação da OCB e da FECOGAT vai ser fundamental para que de fato haja uma mobilização dos garimpeiros”, reiterou Ricardo.
O Seminário contou com a participação das principais entidades regulamentadoras da mineração. A realização foi do Sistema OCB/PA, Sistema OCB nacional e FECOGAT, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Secretaria de Educação (SEMED) Agência Nacional de Mineração (ANM), Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e a Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto (COOGAVEPE).
O evento foi aberto ao público cooperativista e pessoas ligadas à atividade mineral no município de Itaituba e Região de Tapajós. Pela manhã, durante o painel. “O Cooperativismo Mineral: fortalecendo e valorizando o garimpeiro”, discutiu-se sobre o cenário das cooperativas minerais no Brasil, o cooperativismo como possibilidade de organização do garimpeiro e a experiência da GOOGAVEPE no Mato Grosso.
No painel 2, a Agência Nacional de Mineração apresentou os desdobramentos do Plano de Trabalho da ANM na regulação dos garimpeiros do Tapajós. A SEMAS do município também tratou sobre o processo de licenciamento e recuperação ambiental. Finalizando, a SEDEME apresentou as políticas públicas do Governo do Estado para o desenvolvimento do cooperativismo mineral.
“O Seminário foi importante para consolidarmos esse rol de parceiros que podem, trabalhando juntos, transformar a realidade da pequena mineração no tapajós e ampliar para todo o Estado. Hoje temos um bom relacionamento com a ANM. Já o município, que nos licencia por meio da SEMAS, vem trabalhando muito bem. Com a interligação dos órgãos e a OCB/PA dando todo o suporte, vamos atingir nossos objetivos”, reiterou o presidente da FECOGAT, Amaro Rosa.
“Como desdobramento, definiu-se que será elaborada uma matriz da cooperação, em que se fará um plano de ação com as atribuições de cada entidade envolvida no processo de regularização das cooperativas minerais. Serão feitas, a cada dois meses, reuniões para dar continuidade aos encaminhamentos gerados pelo Seminário”, explicou o coordenador do Seminário, Jarmerson Carvalho.
O RAMO
Atualmente, estão registradas no Sistema OCB/PA 11 cooperativas minerais, sendo 5 em Itaituba: COOMIGAPA, COOPOURO, FECOGAT, COMIDEC e COOPERTRANS. Em relação a cooperativas com requerimento de título mineral no Brasil, o Mato Grosso lidera o ranking com 30%, seguido do Pará com 20%. Na comparação por município, Itaituba é o com maior número de requerimentos de título.
Em Itaituba, cerca de 60% da economia provem da atividade mineradora. Algumas localidades conseguiram se estruturar e estão mudando a perspectiva da população, como é o caso do Distrito do Crepuzarizão. A cooperativa investe no desenvolvimento da própria comunidade, com a entrega de carteiras escolares, construção de um posto da policial militar, recolhimento de resíduos sólidos e líquidos e a construção de uma creche.
“Com os encaminhamentos aqui formulados, vamos buscar alternativas para desburocratizar esse processo. Ainda são feitas muitas exigências que os garimpeiros não conseguem cumprir. Por isso, precisamos buscar um caminho em que os possibilitemos de trabalhar e também seguir a legislação”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas é o objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A ferramenta do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) mede indicadores da gestão da cooperativa, visando a melhoria na qualidade e o aumento da competitividade das organizações.
Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso utilizando de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários, um de diagnóstico e outro de autoavaliação.
O primeiro questionário é sobre conformidade legal e práticas de gestão já utilizadas com os cooperados. No segundo, serão avaliadas as práticas de gestão e governança corporativa, conforme critérios como liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos, valorização de pessoas, conhecimento sobre cliente e mercado, responsabilidade social e geração de valor.
Concluída a avaliação, a plataforma libera um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da cooperativa. Com ele em mãos, será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa.
“O PDGC é sem dúvida uma ferramenta impreterível no sentido de identificar pontos a se melhorar na gestão da cooperativa, o que vai possibilitar melhoria para todos os associados, inclusive colocando as cooperativas em melhores condições de competitividade. O Sistema OCB/PA convida a gestão das singulares paraenses a participarem da avaliação”, enfatiza Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA.
Realizado em ciclos anuais, o PDGC trabalha com uma metodologia reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas, conhecido como Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Segundo dados da OCB, desde 2012, quando o PDGC foi criado, mais de 1.200 cooperativas brasileiras participaram do programa.
Serviço: A ficha de cadastro e os questionários podem ser acessados por meio do link http://sispdgc.brasilcooperativo.coop.br/login.
Cooperativa investe em novas instalações para melhor atender associados

Muito além da renovação da identidade visual e do mobiliário, a nova agência do Sicredi em Tomé-Açu/Quatro Bocas foi reinaugurada no último dia 10, com um ambiente inspirador, permitindo que as pessoas vivenciem a essência da marca Sicredi e do cooperativismo. A cerimônia ocorreu no próprio prédio Sicredi, com a participação de autoridades locais, cooperativistas e associados. Ao final, foi realizada uma bênção e os participantes foram convidados a conhecerem as novas instalações da agência.
O Sicredi está presente no município há 4 anos e tem contribuído para o sucesso e desenvolvimento da comunidade. Com 540 m² a nova agência está localizada na Avenida Dionísio Bentes, no centro de Quatro Bocas, e dispõe de um amplo espaço que prioriza o bem-estar e conforto, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h e o ao autoatendimento todos os dias de 6h às 22h.
Segundo o presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA, Geraldo Wrobel, o relacionamento é um dos maiores diferenciais da Cooperativa. “Valorizamos o conhecimento e a proximidade para oferecer aos nossos associados muito mais do que produtos e serviços, soluções que cooperam com o momento de vida de cada um”, garante.
O Sicredi é uma Instituição Financeira Cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4,4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
A unidade Sudoeste é uma das 112 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi e está presente em 29 municípios de Mato Grosso e Pará, com 35 agências e mais de 80mil associados. “Estamos em franco processo de expansão, principalmente no Pará, promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da comunidade”, finaliza Wrobel.
Com informações do Sicredi Sudoeste MT/PA

Ao se entrar em instituições bancárias tradicionais, em geral, se encontra um ambiente pesado, com divisórias e muita formalidade. Enquanto querem afastar os clientes das agências, a proposta da SICOOB Unidas em Capanema é atrair. Para isso, a nova agência conta com poltronas confortáveis, sofás, não há divisórias e, por fim, há um espaço para café e televisão. A inauguração ocorreu na última sexta (08).
A cidade é o polo do Caeté, agregando ao seu entorno 16 municípios e 700 mil pessoas. A região agora conta com uma nova opção de soluções financeiras para fomento da economia local. A cooperativa de crédito inaugurou a agência com conceitos diferenciados de ambiente e atendimento.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Capanema, Chico Neto, o deputado estadual, Jaques Neves, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Capanema (CDL) de Capanema, Antonio Kauati e o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
É a primeira instituição financeira da cidade, abrigando comodidade, segurança e atendimento humanizado. O cooperado tem liberdade de utilizar as instalações. Enquanto as instituições abrem 10h e fecham às 15h, a Unidas funcionará de 10h às 16h.
“Queremos o cooperado aqui dentro para fechar negócio, trazer suas demandas e aumentar o resultado da cooperativa. Diferente dos bancos, os lucros não vão para os acionistas, ficam na comunidade para os nossos cooperados”, afirmou o gerente geral da agência, Bruno Alves.
Capanema é considerada uma cidade-polo pela sua localização geográfica e pelas suas taxas de IDH e de PIB per capita. Possui comércio bem desenvolvido, capaz de atender a vários municípios da região, há inúmeros consumidores vindos de municípios vizinhos que aquecem a economia local, utilizam serviços bancários e de saúde, o que deixa o centro comercial da cidade com grande movimento.
A SICOOB Unidas iniciou sua atuação no município há 1 ano, procurando locais de possíveis agências, articulando com a CDL, Associação Comercial e o Sebrae/PA para entender qual eram as maiores necessidades relacionadas às instituições financeiras: demora no atendimento, serviços de péssima qualidade e taxas altas.
“Viemos na contra-mão disso. É uma agência para atender do pequeno proprietário ao cliente de grande porte. Não há distinção de atendimento, todos são bem-vindos. Acionamos os parceiros, começamos a obra em setembro e em fevereiro já está entregue. Quem ganha é a a comunidade não só de Capanema, mas de toda a região”, reiterou o presidente do CONAD da Unidas, Manoel Martins.
Antes mesmo da inauguração, a cooperativa já reunia aproximadamente 200 cooperados ativos e carteira de passivos robustas. Aos poucos está efetuando a carteira de ativos (empréstimos) e fazendo estudos necessários para começar a desenvolver a região com crédito seguro e crédito correto. No planejamento estratégico, as metas são bem arrojadas. O objetivo é chegar de 600 a 700 cooperados ativos ainda em 2020. No segundo ano, a intenção é dobrar a meta.
A COOPERATIVA
A SICOOB Unidas trabalha com todos os produtos e serviços de uma instituição bancária tradicional. Até 2022, a cooperativa pretende aumentar o número de agências em 114%, chegando a 15 pontos de atendimento no Estado. Capanema era um dos municípios previstos em seu planejamento estratégico.
Com a agência em Capanema, a Sicoob Unidas atua em 7 municípios do Estado do Pará, sendo eles Belém, Ananindeua, Abaetetuba, Barcarena, Marituba e Santa Izabel do Pará.
“Parabenizo a diretoria da cooperativa que está investindo na expansão. O Sistema OCB/PA entende que precisamos investir nas nossas cooperativas, que geram renda, emprego e fazem a riqueza circular aqui, promovendo o desenvolvimento sustentável das nossas cooperativas”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Texto: Wesley Santos

Esta semana, o município de Itaituba está com uma programação especial voltada para o cooperativismo: OCB/PA Itinerante, 2º Seminário do Cooperativismo Mineral e Ciclo de Palestras Jucepa 100% Digital. Em paralelo, várias atividades em todo o Estado são desenvolvidas na perspectiva cooperativista de desenvolvimento, a exemplo dos municípios de Mãe do Rio, Tomé-Açu e Belém.