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Nesta quarta-feira, 03, o SESCOOP/PA abriu as inscrições para o 1º MBA descentralizado de pós-graduação latu sensu em Gestão de Cooperativas a ser realizado em Santarém. O objetivo é atender às e qualificar profissionais das cooperativas da região oeste do Pará. Podem participar dirigentes, conselheiros e funcionários de cooperativas adimplentes no Sistema OCB/PA. As inscrições seguem até o dia 11/02.
Serão oferecidas 35 vagas para a cooperativas que, além de serem contribuintes do Sistema, estejam participando dos programas PAGC ou PDGC, bem como do projeto Dia C ambos a pelo menos um ciclo. A cooperativa se responsabilizará diretamente por determinado percentual de custeio do seu indicado, mediante contrato firmado.
“Era um projeto que já vínhamos planejando há anos, tendo em vista o potencial econômico que a região representa para todo o Pará. A partir deste modelo, também replicaremos para outras regiões estratégicas de forma descentralizada, abrangendo o maior número de cooperativistas e contribuindo para o desenvolvimento integrado de todo o Estado”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
A seleção dos inscritos será realizada por uma Comissão composta por membros do SESCOOP/PA, necessitando que o candidato tenha escolaridade em nível superior e preencha os requisitos previstos em edital. No processo de seleção, serão levados em consideração os critérios estabelecidos, além de análise curricular.
A carga horária total do curso é de 370 horas, com encontros mensais a ocorrem em Santarém a partir de março. Dentro da grade curricular do curso, serão trabalhadas as disciplinas: Pensamento Econômico Cooperativo, Introdução à Economia Brasileira, Planejamento Estratégico, Direito das cooperativas, Governança corporativa: gestão e direção nas sociedades cooperativas, Plano de negócios, Contabilidade e análise do desempenho das empresas, Técnica de negociação, Estratégias e marketing, Gestão de pessoas e equipes, Gestão financeira, Sistemas de informação gerencial e processos decisórios, Investimentos e planejamento financeiro, entre outras previstas em edital.
“Nosso propósito é ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas gerenciais
para cooperativas, contribuindo a um melhor desempenho organizacional e profissional. Essa mão de obra qualificada irá atender as necessidades das singulares com relação ao aprimoramento e desenvolvimento da gestão. A partir disso, mudaremos o cooperativismo paraense de patamar”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
O custo operacional do curso será de aproximadamente R$ 9 mil por aluno, sendo 60% custeado pelo
SESCOOP/PA e 40% pela cooperativa indicadora, correspondendo a 19 parcelas mensais de R$ 186,20. As inscrições deverão ser realizadas no período mencionado com o preenchimento da ficha de inscrição e entrega da documentação pelos candidatos. Caso a cooperativa não possua sede em Belém/PA, poderá efetuar a inscrição encaminhando toda a documentação solicitada por e-mail.
Serviço: A ficha de inscrição e demais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail
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A sede própria do Sistema OCB/PA gerou uma economia de R$293mil para as cooperativas, de acordo com dados obtidos pela entidade. O número é expressivo, mas não se compara ao valor dos laços humanos estabelecidos pela proximidade que o espaço proporcionou entre a Unidade Estadual, parceiros estratégicos e cooperativistas de todo o Pará. A casa do cooperativismo vem abraçando pessoas de todas as regiões paraenses no seu propósito central de fazer um Estado cada vez maior e mais cooperativo.
Depois de 40 anos e oito mudanças de endereço, o Sistema ganhou um espaço exclusivo dedicado ao fortalecimento do setor. A entidade oficializou acordo no início deste ano para a aquisição da nova Casa do Cooperativismo junto ao Sicoob Central Unicoob, que vendeu sua antiga sede para a operacionalização das atividades cooperativistas. A inauguração ocorreu no dia 16 de abril em evento que reuniu cooperativas, autoridades de Estado, Sescoop Nacional, Universidades e personalidades políticas.
Foram realizados, desde então, um número total de 83 ações, tanto pelas próprias cooperativas quanto pelo Sistema OCB/PA tais como Workshops, oficinas, encontros e reuniões. Para o ramo crédito, por exemplo, ocorreu a semana da educação financeira e formação continuada de líderes e dirigentes de singulares, o Formacred. Já para o ramo saúde, colaboradores da Unimed Belém passaram pelo Programa de Alta Performance ao longo de todo o ano. Também ocorreram assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, seminário do cacau, encontros dos ramos reciclagem, trabalho, educação, produção, turismo e lazer.
Tamanha quantidade de eventos, não havendo a sede própria do Sistema OCB/PA, seria realizada a partir da locação de espaços particulares. Partindo da média de preços praticada pelo mercado, as cooperativas e o próprio sistema OCB/PA teriam que desembolsar aproximadamente o valor integral de R$ 293,8 mil. A casa do cooperativismo proporcionou essa diminuição de gastos para as singulares. Ainda que usem a sede pelo dia inteiro, não é cobrado valor algum.
“É um número bastante expressivo que levamos em consideração também na aquisição da sede. Os espaços disponíveis para locação e que comportam as necessidades para realização de eventos chegam a R$ 500,00 por hora. Com essa economicidade, nossas cooperativas conseguem reverter o recurso para outro tipo de ação com vistas ao próprio desenvolvimento, beneficiando os cooperados, colaboradores e a sociedade em geral”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
VALOR HUMANO
Apesar de todos os recursos financeiros gerados pela economia de despesas, o presidente do Sistema OCB/PA destaca que o maior valor gerado pela inauguração da sede foi a aproximação com as cooperativas.
“É um valor intangível, mas com grande significado. Conseguimos estreitar essa relação, não somente com os cargos de níveis gerencias, mas também com os próprios cooperados e, assim, compreender melhor as suas necessidades e como podemos ajudá-los. Esse é o nosso maior objetivo. Projetamos que as cooperativas possam aproveitar melhor os serviços que o Sistema disponibiliza”, reiterou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
A SEDE
A sede comporta todas as atividades de rotina do Sistema OCB/PA, compreendendo as ações da área meio, atendimentos na área finalística, reuniões estratégicas da diretoria executiva, assim como as aulas teóricas do Programa Aprendiz Cooperativo. Para isso, a estrutura possui três andares, conta com espaço para estacionamento, amplo auditório e mais de 10 salas.
O resultado veio após negociações com apoio das singulares Sicoob Unidas, Sicoob Cooesa, Sicoob Coimppa e Sicoob Transamazônica junto à Sicoob Central Unicoob, que já pretendia vender a sua sede. As singulares pertencentes ao Sistema foram incorporadas à Central do Paraná em 2015 e o espaço ultrapassou as demandas estruturais necessárias com o compartilhamento das atividades. O lugar estava avaliado inicialmente em R$ 4,3 milhões, valor acima da viabilidade de aquisição do Sistema OCB/PA. Entretanto, a Central reavaliou e ajustou para R$1,8 milhões.
Serviço: O endereço, em Belém é na Avenida Conselheiro Furtado, número 1693.

A Pérola do Tapajós, uma das regiões polo do Estado, sediará o primeiro curso descentralizado de pós-graduação latu sensu em Gestão de Cooperativas. O MBA será realizado pelo SESCOOP/PA com o objetivo de qualificar profissionais para participarem ativamente na gestão das cooperativas. As inscrições estarão abertas para a seleção no período de 03 a 30 de janeiro do próximo ano. Podem participar dirigentes, conselheiros e funcionários de cooperativas adimplentes no Sistema OCB/PA.
Serão oferecidas 35 vagas para vinculados a cooperativas que, além de serem contribuintes do Sistema, estejam participando dos programas PAGC ou PDGC, bem como do projeto Dia C ambos a pelo menos um ciclo. A cooperativa se responsabilizará diretamente por determinado percentual de custeio do seu indicado, mediante contrato firmado.
“Era um projeto que já vínhamos planejando há anos, tendo em vista o potencial econômico que a região representa para todo o Pará. A partir deste modelo, também replicaremos para outras regiões estratégicas de forma descentralizada, abrangendo o maior número de cooperativistas e contribuindo para o desenvolvimento integrado de todo o Estado”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
A seleção dos inscritos pelas próprias cooperativas será realizada por uma Comissão composta por membros do SESCOOP/PA, necessitando que o candidato tenha escolaridade em nível superior e preencha os requisitos previstos em edital. No processo de seleção, serão levados em consideração os critérios estabelecidos, além de análise curricular.
A carga horária total do curso é de 370 horas, com encontros mensais a ocorrem em Santarém a partir de março. Dentro da grade curricular do curso, serão trabalhadas as disciplinas: Pensamento Econômico Cooperativo, Introdução à Economia Brasileira, Planejamento Estratégico, Direito das cooperativas, Governança corporativa: gestão e direção nas sociedades cooperativas, Plano de negócios, Contabilidade e análise do desempenho das empresas, Técnica de negociação, Estratégias e marketing, Gestão de pessoas e equipes, Gestão financeira, Sistemas de informação gerencial e processos decisórios, Investimentos e planejamento financeiro, entre outras previstas em edital.
“Nosso propósito é ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas gerenciais para cooperativas, contribuindo a um melhor desempenho organizacional e profissional. Essa mão de obra qualificada irá atender as necessidades das singulares com relação ao aprimoramento e desenvolvimento da gestão. A partir disso, mudaremos o cooperativismo paraense de patamar”, explicou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
O custo operacional do curso será de aproximadamente R$ 9 mil por aluno, sendo 60% custeado pelo SESCOOP/PA e 40% pela cooperativa indicadora, correspondendo a 19 parcelas mensais de R$ 186,20. As inscrições deverão ser realizadas no período mencionado com o preenchimento da ficha de inscrição e entrega da documentação pelos candidatos. Caso a cooperativa não possua sede em Belém/PA, poderá efetuar a inscrição encaminhando toda a documentação solicitada por e-mail.
Serviço: A ficha de inscrição e demais informações poderão ser solicitadas pelo e-mail

Mestrado Profissional, MBA para cooperativas da região oeste e o programa de capacitação continuada do sul e sudeste são algumas das ações previstas no planejamento estratégico do Sistema OCB/PA em 2019. Durante períodos de reajustes e diminuição dos recursos para o Sistema “S”, a entidade canalizará cerca de R$ 2 milhões à qualificação das cooperativas como medida estratégica. No total, 65,38% do orçamento será destinado para a área finalística, responsável pelo monitoramento, qualificação profissional e promoção social.
A matriz orçamentária foi construída em conjunto com todos os setores internos do Sistema OCB/PA. Dentro da arrecadação direta mais recursos provenientes do Fundecoop, feita em 2018 de R$5 milhões, o orçamento destinado diretamente para as cooperativas representa aproximadamente 65% do valor total, 35% serão destinados para o funcionamento, infraestrutura e manutenção da sede.
Destaca-se o centro de recursos dentro da área de formação profissional destinado a turma de mestrado em Gestão de Empreendimento Agroalimentares, promovido em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). No total, serão investidos R$330mil. Participarão funcionários e associados das singulares registradas e adimplentes no Sistema OCB/PA aprovados em processo seletivo ocorrido durante 2018. “Dinâmica e Manejo de Agroecossistemas” e “Gestão de Empreendimentos Agroalimentares” serão as duas linhas de pesquisa a serem trabalhadas.
Outra grande novidade é a implementação da primeira turma de MBA voltada exclusivamente para cooperativas da região Oeste. Será investido R$150mil na qualificação de diversas cooperativistas ligados a singulares dos ramos agropecuário, crédito e saúde que estejam devidamente regulares com o Sistema. Já na região metropolitana de Belém, o ramo saúde terá recursos na ordem de R$30mil para a continuidade da Pós-Graduação em Urgência e Emergência, com intenção de ampliar para mais um MBA em Atenção Primária à Saúde na cooperativa Unimed Belém.
“Com o cenário político que se constrói em âmbito federal, tivemos que redesenhar a matriz orçamentária do Sistema OCB/PA, mas seguindo a linha de priorização à formação profissional. Será justamente a qualificação da mão de obra que levará o país de volta aos rumos de crescimento econômico. Neste sentido, 2019 será um ano ímpar, pois iniciaremos a primeira turma de Mestrado cooperativista no norte do país, a primeira turma de MBA Cooperativista descentralizada, além das outras capacitações regulares”, explicou o superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.
Na construção do planejamento para 2019, foi levado em consideração o bom momento de alguns setores para canalizar o recurso de maneira mais assertiva e estratégica. Um deles é o ramo agropecuário, que possui o segundo maior número de cooperativas e empregados. A entidade investirá R$ 100mil em Projeto Estruturador de Desenvolvimento do Cooperativismo Graneleiro que potencializará as cooperativas de grãos. O objetivo é a verticalização produtiva e a migração para outros segmentos de atividade que agreguem maior valor, como suinocultura e avicultura.
Outro projeto estruturador estratégico será o Programa Qualidade Cooperativista do Ramo Agro (AgroCoop), que priorizará o fortalecimento das singulares. Serão realizadas ações específicas divididas em quatro eixos: organização social para o cooperativismo, gestão, certificações/verticalização produtiva e mercado.
Já para o ramo crédito, que possui o maior número de cooperados no Estado, se dará prosseguimento no Programa Formacred, que aprimora a qualidade técnica dos ocupantes de cargos eletivos das cooperativas financeiras. Em 2019, planeja-se criar uma dinâmica de capacitação itinerante, levando o curso para todas as regiões paraenses que possuam o cooperativismo de crédito, facilitando, assim, a participação de gestores pertencentes a localidades mais distantes da capital.
Na área de monitoramento, será investido um total de R$ 50mil para a aplicação dos Programas de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC) e do Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativa (PAGC). A expectativa é de 166 ações e 22mil beneficiados. O GESCOOP também receberá o incremento de R$ 50mil, com a perspectiva de 50 ações em 20 cooperativas.
“Há anos, o SESCOOP/PA adotava a prática de reter 50% do orçamento para atender a área meio, a área de retaguarda. Porém, entendemos que o recurso precisa estar mais disponível para as singulares. Por isso enxugamos o quadro de funcionários e trabalhamos com uma equipe polivalente, com pessoas que conseguem atender as necessidades das cooperativas em diversas finalidades. A medida possibilitou essa adequação significativa para apoiar melhor as atividades operacionais. Fortalecendo as cooperativas, também nos fortalecemos através do retorno em arrecadação”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
“O próximo ano será um momento difícil, de mudanças e adaptações. Em contrapartida, o cooperativismo já se mostrou forte nos piores momentos da crise e é juntos que conseguiremos galgar dias melhores. Temos estabelecido um contato direito com parlamentares em Brasília, levando a bandeiro do cooperativismo e de sua representatividade econômica”, reiterou o presidente Ernandes Raiol.

A mesa de natal repleta não faz sentido se, ao nosso entorno, há quem sinta falta do básico para a sobrevivência. É este espírito de solidariedade que move o núcleo de mulheres cooperativistas da Cooperativa Agroindustrial de Paragominas (COOPERNORTE), que promove a campanha “Natal Solidário”. Diretoria, cooperados e colaboradores beneficiaram mil crianças de localidade carente do município nesta quarta (19).
Já é o segundo ano da campanha que atende moradores do bairro Laércio Cabeline, com o apoio da Associação local. A iniciativa foi liderada por um comitê composto pelas esposas de presidentes e cooperados, responsáveis por encabeçar a área de promoção social da cooperativa. Os membros são Cirede Carloto, esposa do presidente Basílio Carloto; Rosane Zuffo, esposa do diretor Valdeci Zuffo; Maria Helena Capelari, esposa do diretor Jose Carlos Capelari e Risley Capelari, companheira do diretor Michel Capelari.
A campanha se iniciou desde a confraternização da COOPERNORTE, ocorrida no início do mês. Cada participante precisou levar um brinquedo e a cooperativa comprou o restante para realizar a entrega. Na ocasião, participaram 30 voluntários que levaram brincadeiras, palhaço, papai noel, lanche e os presentes.
“Parabéns a toda família Coopernorte que colaborou e se empenhou por esta causa. É muito importante que continuemos, pois a preocupação com o próximo é o que nos faz ser, de fato e em essência, uma cooperativa legítima. Trata-se de um dos princípios basilares que norteiam o cooperativismo: preocupação com a comunidade em que estamos inseridos”, afirmou a presidente do Núcleo de Mulheres Cooperativistas, Cirede Carloto.


