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Instrutores recebem treinamento sobre Aprendiz Cooperativo   

Instrutores recebem treinamento sobre Aprendiz Cooperativo  

Santarém, Rurópolis, Altamira e Itaituba são alguns dos municípios para os quais o Programa Aprendiz Cooperativo será ampliado no Pará em 2018. A equipe técnica do Sistema OCB/PA ainda pretende fazer um levantamento das demais cooperativas interessadas e que já possuem a obrigatoriedade de contratar aprendizes conforme versa a legislação trabalhista.  Para atender toda esta demanda de expansão, o SESCOOP nacional capacitou uma turma de novos instrutores, assim como promoveu a atualização dos professores que já executam o Programa. O curso ocorreu na última semana.

 

Na ocasião, apresentou-se as informações desde 2012, quando iniciou o Programa no Estado, tratando acerca das cooperativas que participaram desde o início, a forma de funcionamento e os marcos históricos, que foram pontos importantes no processo de gestão do próprio programa. O principal marco é o temo de cooperação técnica com o CIIE, através do qual o Sistema OCB/PA conseguiu aumentar a capilaridade de ação do Programa. Nas regiões onde não há possibilidade de criar uma turma física, a parceria permite a capitação dos jovens tanto de modo presencial nos polos descentralizados do CIEE, quanto via Educação à Distância (EAD) autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Atualmente, o termo de cooperação é usado para atender aprendizes do Sicredi Sudoeste MT/PA nos municípios de Marabá, Redenção, Rio Maria e Parauapebas, assim como os da cooperativa Sicredi Verde, em Paragominas. Mesmo através do CIEE, a cooperativa não possui custos com a formação teórica do Programa, que é atribuição do Sistema OCB/PA.

 

Outra experiência exitosa foi a criação do manual do Programa Aprendiz, apresentado e entregue junto à assinatura do termo de compromisso, na ambientação dos aprendizes realizada ao iniciar o curso. O Sistema OCB/PA também criou o Encontro de Repasse Metodológico com os familiares e responsáveis, inciativa própria da entidade para promover um maior envolvimento destes junto à entidade formadora.  “Era importante que estivessem vinculados ao processo de aprendizagem de modo mais efetivo para facilitar um melhor rendimento ao aluno. Desde 2016 realizamos essa ação e já a instituímos como parte de nossa política de conduta em todas as turmas. O objetivo é que entendam qual é a responsabilidade de cada ator, os direitos e deveres, código de postura, comportamento e como serão avaliados durante todo o processo”, afirmou o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.

 

Outro marco é o desenvolvimento da política de absorção dos aprendizes após o período de formação, em especial nas cooperativas UNIMED Belém e CAMTA. Todo o processo de formação é baseado na ideia de continuidade. O aprendiz tem a oportunidade de ser formado para atuar no mercado a partir dos moldes profissionais estipulados pela cooperativa, existindo a possiblidade de ser contratado com mão de obra efetiva. Na turma de 2015-2016 da Unimed, por exemplo, cerca de 50% dos aprendizes foram contratados posteriormente. As cooperativas buscam priorizar o profissional que ela mesmo formou por já conhecerem o perfil do profissional que tem instituído a cultura da organização em si, sabe o funcionamento e entende como desenvolver a atividade.

 

Atualmente, executam o Programa as cooperativas CAMTA, UNIMED, COOPERNORTE, SICREDI Sudoeste MT/PA e SICREDI Verde. Neste ano, ainda será incluída a SICREDI Norte MT/PA que está aumentando sua área de atuação nos municípios de Santarém, Itauituba, Rurópolis e Altamira. Provavelmente também irão ampliar para Novo Progresso e Castelo dos Sonhos.

 

“Pretendemos fazer um levantamento, inclusive em Belém, das singulares que tem potencial e a obrigatoriedade legal para ser cumprida. Faremos uma turma especial para as que não tem estrutura suficiente de intercalação, nos moldes da Unimed. Nesta turma especifica com número menor de aprendizes, se fará uma escala que atenda todas as necessidades. Para isto, daremos continuidade na parceria com o CIEE. Qualquer cooperativa de qualquer região do Estado pode solicitar o Programa que temos condições de atende-la”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

COOPERNORTE recebe treinamento contábil e tributário

COOPERNORTE recebe treinamento contábil e tributário

 

Considerando fatores de câmbio e oscilações do mercado financeiro, alguns procedimentos específicos devem ser adotados para uma melhoria de resultados nas negociações envolvendo o agronegócio, o que motiva o curso de contabilidade e tributação da Cooperativa Agroindustrial Paragominense (COOPERNORTE). Ao longo desta semana, os setores contábil, administrativo e gerência da singular estão recebendo capacitação sobre o assunto. O objetivo é potencializar o nível de competitividade. O Sistema OCB/PA está promovendo a programação com a instrutoria de Diego Bonni, da DSM Consultores.

 

O treinamento foi provocado por conta da necessidade de se adequar alguns procedimentos conforme as normas contábeis acerca do armazém da cooperativa, contratos de soja, compras de insumo com cooperados e fornecedores, expondo como proceder em questões de contrato de soja, milho e sorgo. Por exemplo, como os contratos feitos pela COOPERNORTE são em dólar, é necessário atualizar a cotação da moeda no exato momento da compra dos insumos e não com valores do dia anterior, que tendem a ser diferentes. Também se abordou a questão de como deve ser feito o imobilizado e sua reavaliação.

 

Participam os colaboradores Matheus Anversa, Cleia Veras, Solange Scapini, Carla Medeiros, José Alfredo, Wrielle Cordeiro e Joice Garcia. Além do treinamento sobre contabilidade tributária referente aos insumos e grãos, tratou-se sobre dicas para o fechamento do balanço contábil de 2017 a ser divulgado para os cooperado na AGO da cooperativa que ocorre no dia 23 de março. “Resolvemos todas as dúvidas que tínhamos sobre essas questões para adequar o nosso trabalho e melhorar o rendimento da cooperativa. É uma qualificação importante para nos posicionarmos cada vez mais entre os maiores produtores e exportadores de grãos”, afirmou o contador Matheus Anversa.

 

A Cooperativa consolidou o município como um dos maiores produtores de grãos do Pará, com uma produção de cerca de cerca de 2,0 milhões de sacas. A COOPERNORTE possui uma capacidade estática de 880 mil sacas de grãos e recebimento por safra de 3 milhões de sacas, abrangendo 45% da área plantada do município de Paragominas, cerca de 52mil hectares. Ela financia a lavoura do cooperado, fornece insumos, sementes, químicos e fertilizantes, além da recepção, limpeza, secagem e armazenagem dos produtos. Faz também a comercialização e assistência técnica do campo, com treinamento para os cooperados. Atualmente, os principais produtos são a soja, milho, sorgo e milheto.

 

O faturamento da COOPERNORTE na comercialização de insumos na última safra foi de R$ 70 milhões. Já na comercialização de grãos, o faturamento foi de mais de R$ 118 milhões. “Neste ano, investimos bastante no setor graneleiro do Estado com projeto estruturador que visa, realmente, proporcionar melhores condições produtivas e de comercialização para o ramo, em que se pese a atuação da COOPERNORTE. Com tão pouco tempo de constituição, já figura como um dos principais protagonistas do desenvolvimento agropecuário do Pará”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

GESCOOP visa ampliar mercado de transporte da Buburé

GESCOOP visa ampliar mercado de transporte da Buburé

 

A reestruturação de frota, ampliação das rotas e exploração de novas atividades no segmento de transporte são alguns dos objetivos que a Cooperativa Mista dos Condutores Autônomos e Rodoviários de Buburé está construindo com apoio do Sistema OCB/PA. A singular está se organizando para executar um planejamento que prevê ampliação do mercado através do Programa de Aprimoramento da Gestão Cooperativista (GESCOOP). Os cooperados receberam a primeira etapa da iniciativa e ainda participaram do curso de capacitação de condutores de transporte de passageiros. No total, 100% dos sócios foram qualificados.

 

A diretoria da Buburé identificou a possibilidade de aplicação do GESCOOP para mapear novos mercados nos quais podem atuar e a ferramenta irá detalhar as formas de executarem esse objetivo. Atualmente, a cooperativa possui a permissão para o serviço convencional de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, mas não atua com efetividade por não possuir os veículos adequados. Em conformidade com esquema operacional fixo homologado pela ARCON, deve-se realizar o serviço convencional de longo percurso, cujas linhas apresentam trajetos superiores a 250 km de extensão, utilizando ônibus rodoviário de média capacidade com espaço para 29 a 40 passageiros, assim como de alta capacidade, com mais de 40 bancos.

 

“A cooperativa alcançou uma conquista enorme, porém, precisam implantar efetivamente a atividade. O grande entrave é o acesso a financiamento para adquirir os veículos do porte necessário e o GESCOOP irá enumerar as estratégias para sanar essa demanda. Fizemos uma análise sobre o cenário macro, onde identificamos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais e políticos que podem surtir impacto direto na singular, pontuando o que é oportunidade e o que é ameaça na visão dos cooperados. Na segunda parte, fizemos uma leitura do ambiente setorial em que atuam, identificando as forças que impactam diretamente sobre o transporte de passageiros e o que é considerado fator de sucesso para o desenvolvimento da atividade da cooperativa. E por fim, fizemos uma análise interna sobre a existência de boas práticas de gestão”, explica o analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/PA, Diego Andrade.

 

O processo de construção do planejamento estratégico é feito a partir de oficina participativa. O instrutor apresenta a ferramenta e como é a dinâmica de uso. Posteriormente, se faz a leitura dos indicadores apontados pelos cooperados e suas variáveis para que a cooperativa pense estrategicamente ações que a protejam de possíveis situações, assim como potencializem o que é feito de bom, ampliando boas práticas de gestão.

 

Para ampliar mercado, o objetivo é aproveitar a totalidade da frota. Atualmente, os cooperados trabalham com uma escala de carros que saem para cada município. Enquanto uns executam as rotas, os demais ficam parados, mas podem passar a ser utilizados em outros serviços, como transporte de funcionários de empresas privadas e exploração do turismo na região ou ainda adquirir veículos para realizar o transporte de cargas, adequando-se às exigências legais acerca dos veículos.

 

“Essas foram nossas percepções preliminares e o quadro social demonstrou interesse, mas perceberam que precisam estruturar melhor essa segunda etapa. Em um terceiro momento, farão a apresentação para o SESCOOP/PA e demais entidades do município as quais estão envolvidas com a regulação da atividade. É importante que se lancem a este mercado competitivo, mostrando seus objetivos, prioridades e o seu plano de ação”, completa Diego.

Agenda Semanal

Agenda Semanal

Do Nordeste ao Sudeste do Pará, o Sistema OCB/PA está executando diversas ações em prol do desenvolvimento das cooperativas ao longo desta semana. Fique por dentro das nossas atividades. Veja a programação do seu município!

#ocbsescooppa #capacitandoparacrescer

 

SESCOOP capacita instrutores do COOPERJOVEM na região Norte

SESCOOP capacita instrutores do COOPERJOVEM na região Norte

 

Belém foi a primeira capital brasileira a receber a formação descentralizada do COOPERJOVEM, Programa do SESCOOP Nacional, em 2018. Estão participando cerca de 50 participantes do curso de formação de instrutores que irão multiplicar o conhecimento acerca do Programa e de sua metodologia para os professores da rede de ensino estadual que irão aplicá-lo nas escolas. O treinamento começou na última terça (27) e segue até quinta. Além dos instrutores, participam representantes do Sistema OCB no Maranhão, das Secretarias de Educação de Santa Izabel e Castanhal, Instituto Sicoob, Sicoob Unidas e CEAC.

 

Foram apresentados os objetivos do Programa, assim como se alinhou a sua linha de atuação com as diretrizes nacionais que visam desenvolver uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem da educação brasileira a partir do cooperativismo. A instrutora foi a Coordenadora Nacional do COOPERJOVEM. Edlane Rezende.

 

 

“A percepção nacional do COOPERJOVEM Nacional é que o Pará é um Estado vencedor. Desde a metodologia antiga, conquistou escolas, parcerias e cooperativas. A semente nunca morreu mesmo quando as atividades foram paralisadas temporariamente, sendo retomadas com toda a força já com mais de 6mil alunos. Quando disseminamos a cultura da cooperação, essa semente verdadeiramente fica na sociedade. Por isso, estamos nos apropriando da nova metodologia com esse grupo de instrutores do SESCOOP no Pará. Começamos aqui em Belém e no final de março iremos para o Rio de Janeiro”.

 

O COOPERJOVEM já está atuando em 16 Estados no Brasil, abrangendo 158 municípios, 76 cooperativas envolvidas, 582 escolas, 2.559 professores e 109.223 alunos beneficiados. De acordo com a coordenadora, ocorreram algumas mudanças estruturais, aumentando a integração do Programa com as demais áreas do Sistema OCB, por se considerar a difusão dos princípios cooperativistas como uma medida estratégica para desenvolver o setor, contribuindo tanto na Promoção Social, quanto na Formação Profissional e Monitoramento.

 

O Programa fomenta o cooperativismo em parceria com as escolas pela inserção de uma proposta educacional construída com os princípios, valores e a prática da cooperação. O professor recebe uma formação em cooperativismo e material de suporte para trabalhar com o tema cooperação, transitando pelas disciplinas e pelos conteúdos que já tem que ministrar.

 

“Já participei de algumas qualificações voltadas aos professores, como na última formação das escolas Santa Izabel. O Programa permite abrir o leque de possibilidade na escola nos seus fazeres e saberes educacionais voltados não somente aos alunos, mas envolvendo também os pais e toda a comunidade, principalmente na cooperação entre os professores para atuarem juntos e promoverem condições melhores de ensino”, afirmou Alessandra Souza, instrutora participante da capacitação. 

 

Na oportunidade, foi feita a apresentação institucional do Sistema OCB/PA e do COOPERJOVEM no Pará, que iniciou em 2007, mas só em 2010 passou a ter indicadores das ações que tínhamos desenvolvidos. Em 2015, foi assinado um termo de cooperação entre o SESCOOP/PA e o Instituto Sicoob para que realizassem as ações de Promoção Social em conjunto nos municípios onde o SICOOB possui agências de atendimento, identificando as prefeituras com interesse de aplicar o programa. Em 2016, foi instituído um marco regulatório com a Lei Municipal de Castanhal que tornou obrigatória a inserção do Programa na educação básica do município.

 

“Esse é um grande diferencial que conseguimos através da parceria com as prefeituras a partir dos resultados, que são perceptíveis quando trabalhamos a educação cooperativista de forma transversal com a disciplinas em que os professores já trabalham. A Lei veio garantir isso. Ao aplicarmos e aprovarmos o projeto de lei, protegemos o COOPERJOVEM mesmo com as mudanças de gestão. Todo o Secretária de Educação terá que permanecer com o Programa”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

 

 

 

No Pará, são atendidos os municípios de Castanhal e Santa Izabel com a parceria de duas cooperativas: Sicoob Cooesa e Sicoob Unidas. No total, 22 escolas estão executando o COOPERJOVEM com 292 professores capacitados e 6.043 alunos beneficiados no ensino fundamental. O objetivo neste ano é potencializar esses números nos municípios envolvidos. “Decidimos não expandir para outras regiões ainda em 2018, mas começar a articulação com as prefeituras, secretarias de educação e escolas, levando o conhecimento sobre o Programa para implantá-lo posteriormente. Nosso objetivo é efetivar Ananindeua, Marituba, Abaetetuba e Santarém”, afirmou a analista de Projetos do Instituto Sicoob, Priscila Fonseca.

 

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